FREELANCE WHALES

Nova Iorque, ultimamente, anda movimentada. É banda nova – e boa – à rodo. Mas ao contrário do “normal”, a FREELANCE WHALES não é do Brooklyn, mas do Queens. Só que eu sei, você sabe e qualquer um que pense um tanto sabe que isso não tem nada ver. Mas foi uma abertura interessante pra este post.

O fato é que o Freelance Whales, desde que surgiu, em 2008, com um lance cabeção de comunidade alternativa e tals, andou agradando um bocado. Essas coisas são malas, eu sei, mas quando transportada pra música, funciona. E bem. Ainda mais quando se apresentam dessa maneira: “a banda convida o espírito humano a sair do corpo, mesmo que por um breve momento”, com “músicas que evocam um senso de deslocamento ou desorientação sensorial”. Eu hein. Eu nunca acho pra comprar o que esses caras tomam pra se divertir…

Afastando essas bizarrices pro lado, o Freelance Whales tem muito a oferecer, musicalmente (porque isso não dá cadeia). É um som limpo, agradável, rural, sessentista, cheio de banjos, instrumentos de corda e estranhos (difíceis de identificar) e vocais viajantes. Pode lembrar o Clap Your Hands de vem em quando ou a linha que o Fanfarlo seguiu com sucesso. Ou até mesmo Arcade Fire. Um bom exemplo disso é a dupla “Gerenator 1st Floor” e “Generator 2nd Floor” e a ótima “Starring”: ouça e viaje.

O quinteto formado por Judah Dadone, Kevin Read, Doris Cellar, Jake Hyman e Chuck Criss tem o primeiro disco pronto, na agulha, pra ser lançado dia 6 de março (lá nos países que interessam). Chama-se “Weathervanes”. É um belo achado pra quem curte essa linha de som. Procure aí no seu baixador preferido.

Dou serviço aqui pra facilitar:

01. Generator ^ First Floor
02. Hannah
03. Location
04. Channels
05. Starring
06. Kilojoules
07. Broken Horse
08. Danse Flat
09. Ghosting
10. We Could Be Friends
11. Vessels
12. Generator ^ Second Floor
13. The Great Estates

Semana passada, dia 21 de janeiro, eles deram uma passada na WOXY pra uma sessão ao vivo, que é uma boa amostra do som deles. Foram cinco músicas, que coloco na ordem, inclusive com a opção de baixar pro seu computador.

“Generator 1st Floor” (download aqui)

“Generator 2nd Floor” (download aqui)

“Ghosting” (download aqui)

“Starring” (download aqui)

“Rise & Shine” (download aqui)

E, por fim, pra você ver como é a banda, dois vídeos que se tornaram conhecidos, feitos em dezembro de 2008, numa fazenda perto de Nova Iorque, tocando “Broken Horse” (acústica). Vai lá:

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.