KALOUV – A MEDIDA DA DISTÂNCIA (EP)

kalouv

O EP “A Medida Da Distância”, da Kalouv, em mais um esforço artístico (ainda bem) de retratar o momento único, inigualável, da humanidade, oferece mais um acalanto. Pra muita gente (bom, só no Brasil, o horizonte de quinhentos mil mortos se aproxima rápido), a dificuldade de lidar com a dor e com a luta pela sobrevivência se confunde com o próprio ato de viver. A distância nos salva, mas ela não perdura, animais sociáveis que somos.

“Adaptar-se e entender os limites impostos pela distância, ressignificar os novos desafios e transformá-los em arte”: é assim que os pernambucanos da Kalouv acertaram “A Medida Da Distância”, EP instrumental que foi lançado em 30 de abril de 2021, com distribuição da Tratore.

Apesar do tema e da dificuldade que todos vivemos (uns mais, outro menos, como sempre nesse mundo injusto e desigual, cada vez mais injusto e desigual), não é uma obra triste ou reflexiva. Ela se apresenta até com uma certa alegria, energia, é algo que pode ser categorizado como “pra cima”.

“‘A Medida Da Distância’ fala sobre esta nova realidade, onde somos conectados por uma espécie de fio virtual. Tivemos que pensar em novos métodos pra compor e todas as faixas se referem a isso, construindo uma narrativa sonora sobre um caminho para seguir no meio deste turbilhão”, conceituou o guitarrista Tulio Albuquerque, no texto de apresentação do EP no Bandcamp.

‘Pra criar essa atmosfera sonora, a Kalouv apresenta uma estética inspirada em trilhas sonoras de jogos e filmes, com elementos do post-rock, jazz, indie pop, entre outros gêneros. ‘Nossas músicas são feitas por muitas camadas, utilizando os sintetizadores como elementos de destaque, guitarras que passeiam entre riffs oitavados até a construção de texturas mais densas. A bateria e o baixo constroem um alicerce para toda essa brincadeira’, completou Tulio”.

São apenas cinco faixas, todas produzidas pela banda, mas é o suficiente pra resumir o esforço:

A Kalouv ainda lembra que o EP “também marca a estreia da nova formação da banda, que agora conta com o guitarrista Matheus Araújo. É neste trabalho cheio de peculiaridades e construído em grande parte do tempo à distância, que a Kalouv propõe um mergulho sobre as dinâmicas do sensível enfrentadas pelos integrantes no período de enclausuramento”.

O trabalho mais recente foi “Talho”, de 2020 (ouça aqui), último lançamento do grupo que contou com a participação de Dinho Almeida do Boogarins e trouxe a primeira faixa com letra. Aqui, há participações especiais de Katty Winne (lembra dela?), do grupo alagoano de mesmo nome, e Victor Meira, da Bratislava.

Ela faz as vozes em “Longa Estrada Para O Outro” e Meira, em “Desenlace”. Ainda há Saulo Mesquita, com as guitarras e programações, também em “Desenlace”.

A mixagem é assinada por Paulo Umbelino e a master, por Pablo Lopes, ambos no Fábrica Estúdios.

1. Abertura
2. Cidades Desertas
3. Bolha
4. Longa Estrada Para O Outro
5. Desenlace

kalouv-a-medida-da-distancia-ep

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.