MERIDIAN WEST – A BANDA OBSCURA, SEM DISCO E QUASE ESQUECIDA

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Eram anos bem malucos. Em 1966, o Trident foi inaugurado em Sausalito, na Califórnia, como uma casa de shows e restaurante.

A história conta que em 1960, em Sausalito, do outro lado de São Francisco, pela Golden Gate, o famoso Kingston Trio comprou o Yacht Dock e manteve esse nome até cerca de 1966. Mas a Geração Beat deu lugar ao movimento hippie, e o clube passou por um grande mudança, inclusive de nome, pra The Trident – um local de entretenimento e restaurante de comidas naturais. Com sua imagem saudável e cantigas folk inofensivas, o Kingston Trio pode ter parecido os fundadores improváveis ​​de tal estabelecimento de contracultura, mas com o tempo, o estilo do Trio evoluiu, contribuindo pro renascimento da música folk e influenciando uma nova geração de ícones como Joan Baez, Bob Dylan, Peter, Paul & Mary e The Byrds.

“Naqueles tempos de pensamento livre”, segue o texto oficial do restaurante, “a nova subcultura hippie valorizava a convivência com a natureza, a experimentação artística – principalmente na música e nas artes visuais – e a expansão da mente por diversos meios”.

“O Trident rapidamente se tornou um local de encontro pra moradores e celebridades de todo o mundo, e era conhecido por sua atmosfera descontraída, culinária saudável e orgânica, coquetéis criativos, garçonetes graciosas, decoração artística, vistas estelares e seus muitos clientes famosos”, conta. Janis Joplin era assídua e tinha sua própria mesa, assim como estrelas do porte de Jerry Garcia e Joan Baez. Do cinema e televisão, Bill Cosby, Clint Eastwood e Steve McQueen estavam sempre lá. Herbert Ross filmou os gracejos de Woody Allen no local, em “Sonhos De Um Sedutor” (Play It Again, Sam, de 1972)

No palco, com frequência, os Smothers Brother. Outra banda que sempre estava lá era a Meridian West, que havia sido formada apenas um ano depois, em 1967, por Julie Iger (flauta) e Harriet Carter (vocal e guitarra). O repertório era como mandava o local: canções folk americanas e… israelenses! Daí o nome da banda.

Logo mais, a dupla agregou também Allan Pimental (percussão) e Nat Johnson (baixo), dois veteranos da cena jazzística da região. No mesmo ano, guitarrista Larry Vogt, velho conhecido de Julie, entrou no lugar de Harriet.

O espetáculo de improvisação da Meridian West levou-os ao cinema, primeiro em um documentário e depois pra uma grande produção propriamente dita. Em 1968, o grupo se apresentava no Trident quando um costumeiro (quando estava na região) frequentador pagou pra eles um drinque. Era Steve McQueen, galã e astro dos mais badalados do cinema estadunidense e mundial.

McQueen estava na cidade filmando seu “Bullitt”, que viria a ser considerado o “policial mais cool” da história, elegante, calmo e habilidoso ao volante. Ele propôs ao quarteto aparecer no filme e… por que não? O diretor inglês Peter Yates não se opôs.

A despeito da famosa cena da perseguição de carros pelas ruas de São Francisco, em alta velocidade e literalmente decolando, que acabou inspirando outros tantos filmes, lá está ele jantando com amigos e Jacqueline Bisset, seu par romântico, enquanto a banda solta o verbo sonoro, dando o tom da época (Vogt explicou depois que a música que se ouve foi escrita mesmo por Lalo Schifrin, que fez a trilha do filme, e não é de autoria da banda, mas o recado estava dado).

A adição da cena com a banda injetou mais estilo ao filme, que era mesmo uma película de ação e violência.

Curiosamente, apesar da exposição conseguida com o filme (que foi a quinta maior bilheteria daquele ano e que mantém a banda na lembrança de muita gente) e do intenso circuito nas casas mais badaladas da área da baía de São Francisco, a Meridian West jamais lançou um disco. A única gravação é da faixa “Marine Venus”, creditada como de 1969 e que diz a lenda foi gravada no estúdio caseiro de ninguém menos que Francis Ford Coppola:

Há registro também da faixa “Meridian West Jazz Group” no disco “You The People – Celebrating With Glide’s Cecil Williams” e a a notícia de que um álbum inteiro foi gravado, mas nunca lançado, como conta o próprio Al Pimental: “era perfeito, mas nunca foi lançado; Tive uma discussão ruim com a Columbia Records – que foi minha culpa”, sem mais detalhes. Harriet voltou à banda para apresentações ocasionais durante o ano de 1969 e estava nessa gravação, aparentemente.

Em 1971, a Meridian West se separou. Julie foi pra Los Angeles trabalhar em saúde pública. Nat trabalhou em grupos ao redor da área da baía e mudou-se pra San Jose. Allen continuou a tocar em São Francisco e acabou se mudando pra Grã-Bretanha. Harriet se apresentou ocasionalmente e também se tornou uma tecelã. Larry ensinou na Sonoma State University e mudou-se para Oregon em 1972 pra frequentar a Universidade de Oregon e trabalhou como guitarrista e cantor. Em 1974, Larry estava em Kentucky, construindo uma cabana de madeira e se apresentando em diferentes locais naquela área – esse parágrafo é tirado deste site minúsculo, mas delicioso, por saber que há um site em homenagem a essa tão obscura banda.

Ah, sim! O Trident ainda existe, na 558 Bridgeway, em Sausalito. Se estiver por lá e quiser comer frutos do mar, mergulhe nessa memória.

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