DEZ CENAS MUSICAIS NO CINEMA

É estranho. Você está vendo um filme e de repente os atores desandam a cantar, os figurantes fazem a coreografia juntos com os protagonistas, e os diálogos se dão em cantorias e danças. Se um extraterrestre chegar ao Planeta Terra daqui a mil anos e vir alguns desses musicais feitos por Hollywood até os anos 1960, poderá achar que os humanos são, digamos, seres exóticos que não batem muito bem da cuca.

Bem, os seres humanos são isso mesmo, mas não por conta de falarem e se comunicarem dessa forma bizarra, mas por se darem conta do ridículo e ainda assim não verem problema numa história contada daquela forma. Essa é uma das magias do cinema: destruir a verossimilhança e prol do divertimento, construir uma outra realidade.

Mas o cinema também aproxima o uso da música à verossimilhança, mesmo que acabe mantendo um pouco do ridículo, do irreal, sempre em busca do divertimento.

Essa lista aqui trata disso: como o cinema conseguiu usar a música de maneira “real”, sem quebra da lógica cartesiana, pra montar cenas inesquecíveis.

Há cenas típicas de musical, onde a realidade é apagada, o filme entra num mundo paralelo, e a música pode ser apresentada, mas os dez vídeos apresentados nessa lista mostram o “uso plausível” da canção num filme.

São, pois, apenas filmes estadunidenses (sem serem musicais de fato) e, claro, a lista pode ser mais ampla que isso. Contribua se quiser – e se for perguntar, o meu preferido é o último da lista.

BELA LUGOSI IS DEAD
Filme: “Fome De Viver” (The Hunger, EUA, 1983, Tony Scott)
Quem canta: Bauhaus
Cena: O Bauhaus se apresenta num clubinho noturno, onde as personagens de Catherine Deneuve e David Bowie, vampiros, buscam suas presas. É a cena que abre o filme – e tem sexo, claro.

TWIST AND SHOUT
Filme: “Curtindo A Vida Adoidado” (Ferris Bueller’s Day Off, EUA, 1986, John Hughes)
Quem canta: The Beatles
Cena: Ferris Bueller (Matthew Broderick) aproveita uma parada que está acontecendo no centro de Chicago, pra subir num carro alegórico, cantar “Twist And Shout” e colocar todo mundo pra dançar. Afinal, Bueller é o cara.

STUCK IN THE MIDDLE WITH YOU
Filme: “Cães De Aluguel” (Reservoir Dogs, EUA, 1992, Quentin Tarantino)
Quem canta: Stealers Wheel
Cena: Mr. Blonde (Michael Madsen) coloca seu sadismo ao som da canção, pra aumentar a tortura ao policial e cortar sua orelha. É a cena que define a personagem.

YOU NEVER CAN TELL
Filme: “Tempo De Violência” (Pulp Fiction, EUA, 1994, Quentin Tarantino)
Quem canta: Chuck Berry
Cena: A trilha é tão conhecida quanto o filme, e Mia Wallace (Uma Thurman) e Vicent Vega (John Travolta) participam de um concurso de dança de uma lanchonete, só porque ela quer participar. Travolta dança sem a menor vontade, pra agradar a mulher do chefe, emulando o ator que ficou famoso justamente por dançar como ninguém.

YOU SHOULD BE DANCING
Filme: “Embalos De Sábado À Noite” (Saturday Night Fever, EUA, 1977, John Badham)
Quem canta: Bee Gees
Cena: Tony Manero (John Travolta) está dançando com uma garota, quando começa a tocar a música. Ele diz pra ela, “deixa isso pra lá” (a dança em par), já que o negócio é outro. É discoteca. E finalmente o público pode ver o que Manero faz na pista.

QUEM SERA SERA
Filme: “O Home Que Sabia Demais” (The Man Who Knew Too Much, EUA, 1956, Alfred Hitchcok)
Quem canta: Doris Day
Cena: Josephine McKenna (Doris Day) canta o mais alto que pode, numa apresentação de cortesia na embaixada estrangeira, pra tentar alertar seu filho, sequestrado, que ela crê está ali. A tática da certo: o rapaz responde com assobios.

JOHNNY B. GOOD
Filme: “De Volta Pro Futuro” (Back To The Future, EUA, 1985, Robert Zemeckis)
Quem canta: Chuck Berry
Cena: Marty McFly (Michael J. Fox) precisa fazer seus pais se beijarem pra ele vir a nascer no futuro. Ele consegue, ao substituir o guitarrista principal no baile da escola. Mas se empolga e toca o clássico de Chuck Berry, com um toque final bem especial.

ANATOMY OF A MURDER
Filme: “Anatomia De Um Crime” (Anatomy Of A Murder, EUA, 1959, Otto Preminger)
Quem canta: Duke Ellington
Cena: O advogado Paul Biegler (James Stweart) frequenta sempre o clube onde a banda de Ellington se apresenta, chegando até a dar umas palhinhas no piano. Até que Laura Manion (Lee Ramick) aparece embriagada no local. Ela teria sido estuprada pelo rapaz que o marido acabou matando. Biegler é o advogado dele e quer preservar a reputação de Manion até o julgamento.

STATION TO STATION
Filme: “Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída” (Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, EUA/ALE, 1981, Uli Edel)
Quem canta: David Bowie
Cena: Christiane F. (Natja Brunckhorst) é apaixonada por Davd Bowie e a primeira vez que ela toma LSD e onde encontra Babsi (Christiane Reichelt), uma garota como ela. Ela cheira heroína também pela primeira vez nessa noite.

DUELING BANJOS
Filme: “Amargo Pesadelo” (Deliverance, EUA, 1972, John Boorman)
Quem canta: Ronny Cox e Billy Redden
Cena: Drew Ballinger (Ronny Cox) enfrenta Lonnie (Billy Redden) num duelo de banjos no começo do filme. É o primeiro conflito entre os “homens da cidade” e os “caipiras”. Marca a tensão do filme.

Leia mais:

Comentários

comentários

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.