AGOSTO, SEXTA-FEIRA 13

Eu adoro sextas-feiras, 13. De agosto, fica melhor ainda. Senão, não ficava falando disso direto, toda vez que acontece uma, como hoje.

Pra começar pelo significado que ela tem. Se você não leu o meu post (que eu acho) clássico sobre o assunto, faz o favor de clicar aqui. Tem até nome de doença pra quem tem medo da data. Sério. Clica no link que passei e verás.

Além de tudo, é aniversário do Hitchcock, que nasceu no dia 13 de agosto, uma sexta-feira. Ou seja, exatamente há 111 anos. Cento e onze. Um, um, um. Não sei que simbologia isso pode ter, mas é legal.

E tem a música, claro. Numa das últimas sextas-feiras, falei desse disco sensacional, uma coletânea pros darks de plantão. Quem lembra? De arrepiar – de tão bom.

Hoje, falo do (esse sim) clássico Bauhaus e seu “Bela Lugosi’s Dead”, talvez o hino das sextas-feiras, 13, o “Starway To Heaven” das sextas-feiras, 13. A música é soturna o suficiente pra merecer o título, mas o homenageado não deixa dúvidas. Bela Lugosi, o “maior Drácula do cinema”, nasceu em 20 de outubro de 1882, em Lugos, Áustria-Hungria (hoje Romênia) e morreu de ataque cardíaco em 16 de agosto de 1956 (uia, quase!). Foi um choque e o começo de uma adoração, o surgimento de uma lenda, de um culto, literalmente. Culto que a música só ajudou a fortalecer.

E que música! A versão original, de nove minutos e trinta e sete segundos, foi gravada na primeira sessão de estúdio da banda, em 1979, numa tomada só, sem a banda saber que estava sendo gravada (como admitiu posteriormente). Ela aparece no EP de mesmo nome, lançado em 1979, com “Boys” no lado B (em algumas versões). Um clássico instantâneo.

Ouça:

Mas a música se elevou mesmo com o aparecimento no filme “Fome de Viver” (The Hunger, ING, 1983, direção de Tony Scott), com Catherine Deneuve, Susan Sarandon e… David Bowie. É só ver o clipe oficial, que tem uma versão mais curta, editada, da música (maus pela qualidade, não há um vídeo com áudio decente na Internet sobre isso):

E ainda tem o vídeo “oficial”, com a música pouco editada:

Agora, vale perguntar pra você: qual a música representa essa data pra você? Sugestões?

Leia mais:

Comentários

comentários

6 comentários

  1. Caramba, falando em Bela Lugosi’s Dead me lembro melancolicamente do falecido Retrô… onde amiúde ouvia esta bucólica canção… onde andarão os pobres espíritos q lotavam aquela espelunca? rs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.