BELLA & THOMAS ROHRER – IN\ON

A parceria Bella e Thomas Rohrer não é nova – vale lembrar, por exemplo, que no meio de 2016 a dupla se apresentou com o anglo-chileno Philip Somvervell. Em 2017, da dupla floresce a peça “In\On”, disco que o Seminal Records lança em 13 de fevereiro.

Pelo mesmo selo, em 2016, a “entidade” Bella deu ao mundo o estupendo “Facies” (que entrou na minha lista pessoal de melhores do ano – você pode ouvir aqui na íntegra). Rohrer participa em “Facies” na segunda faixa, “Salvação”.

Em “In\On”, a dupla se fechou num apartamento na Rua Augusta, em São Paulo, e usou o “silêncio” como nota. O disco é formado por silêncios emoldurados por ruídos discretos. A citação do filósofo Plotino (na página do disco no Bandcamp) acaba sendo perspicaz: “Plotino diz que o em cima e o embaixo existem na alma humana. E é no som e na prece que esses dois grandes domínios se encontram e se unem. Nas palavras de Plotino: ‘uma palavra discreta induz mudanças num objeto remoto e se faz ouvir a grandes distâncias – prova da unidade de todas as coisas na Alma única'”.

O ruído é o impulso que gera alteração e movimentação. Galileu e Newton elucidaram o “princípio da inércia” – se um objeto está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta com velocidade constante, desde que nenhuma força atue sobre tal objeto. Bella e Rohrer dão ao silêncio o empurrão que o tira da inércia, que altera seu estado inicial, que propõe uma novidade existencial. O silêncio já não é mais silêncio, a palavra não é inocente, os sons (incidentais, acidentais) são agentes da mudança.

A diferença é que o impulso da dupla gera reações inesperadas. Depende do ouvinte. Depende do dia. Depende do histórico de cada um. Mas o som segue em frente, já não há mais (só) silêncio. Agora há algo.

É a partir daí que se constrói uma linguagem, uma comunicação. A mudança do estado inicial pra um objetivo incerto e infindável. Bella e Rohrer improvisam e recriam assim o seu próprio ambiente. Um passo e você já não está no mesmo lugar. Uma onda sonora e o silêncio pode virar música.

São cinco faixas executadas pela dupla e com mixagem de Bella e masterização de Paulo Dantas.

1. i
2. n
3. \
4. o
5. n

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.