BÚFALO – TOO YOUNG TO THINK OF DYING

BÚFALO. Guarde esse nome. E guarde esse disco. Eis uma das peças mais bonitas que a música alternativa brasileira produziu esse ano.

“Too Young To Think Of Dying” é a mensagem otimista que Felipe Mattos (vocais, violão, guitarra e letras) e Renan Pamplona (vocais, efeitos e letras) entregaram ao mundo, com beleza, pureza, reverência e que precisa ser aplaudida com excitação plena.

A dupla já toca junta há três anos e tem um projeto chamado Nvblado, post-rock brazuca dos bons, que lançou um single apenas, no começo deste ano (e participou também da Dancing Ghosts), mas resolveu criar o Búfalo pra dar um alívio no peso das músicas: “a gente fez essas musicas, porque elas representam muito esse alívio, o sossego de sair um pouco da porradaria e focar as coisas simples assim”, diz Felipe Mattos.

“A gente se identifica muito também com o violãozinho, tocando na areia e olhando pro mar”, completa o jovem de apenas 18 anos, ainda estudando pra entrar na faculdade (Renan tem 21 e cursa medicina). O papo de praia é legítimo: a dupla é de Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Mas não confunda com qualquer nota já produzida pela bossa nova. Aqui, a praia é nublada, fria, com ventos gélidos, talvez uma leve neblina. O que há é a esperança de que o sol um dia vai abrir. É, enfim, como dito, uma mensagem de otimismo, gravado “no melhor estilo lo-fi”, como gosta de enfatizar a banda, “com influências de bandas como Wavves, Toro Y Moi, Sleep Part People e Th XX” (às vezes lembra o que o Fellini fazia nos anos 1980).

Felipe até criou uma categoria onde encaixar a Búfalo: “sadwave e tropical. Sadwave pelo chillwave, que é uma inspiração, mas a gente tá focado muito mais no ‘sad’ do que no ‘chill’, e tropical por tudo que vivemos, aqui em Camboriú, as musicas que criamos na praia, que faz parte do nosso dia a dia”.

“Too Young To Think Of Dying” é tudo isso. São seis músicas curtinhas, com títulos em português e letras em inglês, sobre “coisas que aconteceram e acontecem…”, segundo Felipe. “A ‘Remorso’, junto com a ‘Pacto’, é a nossa saída assim do dia a dia, a caminhada na praia, o pé na areia e o que passa na cabeça depois de uma semana difícil quando tu tá la sentindo o oceano e o vento em ti!”.

A banda (o projeto), acredite, existe há apenas dois meses e “Too Young To Think Of Dying” foi lançado em 19 de junho de 2011. Como um arroubo criativo, com sentimentos explodindo pela pele, o Búfalo rebentou essa maravilha. “Hanna” e “Remorso” (com suas microfonias e estranhezas) são destaques, porém não óbvios. O EP é coeso e a cada audição um detalhe não percebido aparece. Tem várias vidas, vários corações.

É um disco pra se emocionar e pensar num futuro melhor. O sol, sem dúvida, está por vir.

1. Príncipe
2. Hanna
3. Remorso
4. Pacto
5. Sincero
6. Promessa

Você obviamente pode baixar e ouvir de graça o EP. Há algumas alternativas pra isso. A primeira, na página do Bandcamp:

A segunda, no Soundcloud:

E, por fim, você pode baixar o EP diretamente no Mediafire, clicando aqui.

Leia mais:

Comentários

comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.