COLETÂNEA – MARLINDO

Marlindo. Quem seria Marlindo? O ilustrador Fabio Lyra e o multimídia Lê Almeida apresentam o personagem ao mundo, através de uma HQ, mas principalmente através de uma coletânea que é a trilha sonora pras aventuras de Marlindo.

“A HQ gira em torno de um cara com seus 20 e poucos anos e um empreguinho medíocre, que leva a vida chapando as ilusões e desilusões juvenis na companhia dos amigos, por vezes tão perdidos quanto ele (pensar no futuro? arrumar um emprego melhor? fazer faculdade? ou só curtir tudo que ta rolando?)”, diz o release oficial.

Lê Almeida, o cabeça do Transfusão Noise Records, selo pelo qual sai a coletânea, nesse dia 8 de agosto de 2012 (link pra download abaixo), fala sobre a inspiração pra criar o personagem: é baseado em alguém especificamente? “Não, as únicas influências mesmo foram os filmes juvenis da sessão da tarde. Só alguns detalhes de alguns personagens que foram tirados de alguns amigos próximos”.

Os filmes a que ele se refere são obras juvenis que já ganharam o coração da história cinematográfica, como “Sem Licença Para Dirigir”, “A Vingança Dos Nerds” e “Porky’s”. É o que se costumava chamar, trinta anos atrás, de “besteirol”, que hoje tem par em peças como “American Pie”, pros mais jovens se conectarem.

Eis que “Marlindo” acabou ganhando uma “trilha sonora abstrata para acompanhamento de juvenices”. Ou vice-versa. Quer dizer, “diferentemente do que sempre acontece com trilhas sonoras, a do ‘Marlindo’ sai antes da história de fato”, alerta Lê Almeida. Então, pode ser que a coletânea é que tenha ganhado um personagem. Você escolhe.

Porque se “Marlindo” é um personagem que veio da mente de Lyra e Almeida, a coletânea é um ótimo veículo tanto pro personagem como pro selo. São dezoito faixas, todas de bandas da Transfusão Noise Records. Lê Almeida explica: “as faixas não tiveram uma ligação direta com a HQ, porém eu e o Fábio Lyra só passamos a dar identidade à história sacando as faixas conforme iam ficando prontas. O único requisito é que fossem faixas inéditas”.

Assim, “Marlindo”, além de ser uma HQ que merece a leitura, sua trilha sonora dependente-independente ganha o status de “imprescindível”. O melhor do selo (que é um dos melhores e mais ativos e provocadores do Brasil) está aqui: Lê Almeida, Wallace Costa, Hierofante Púrpura, Badhoneys, Loomer, Medialunas, Looking For Jenny, Cretina, The John Candy, Top Surprise… Todas as bandas com faixas inéditas, com sobras de discos ou faixas de álbuns que ainda estão sendo gravados.

E, basta ler a sinopse da HQ (a íntegra será lançada num zine, em breve) e ouvir a coletânea juntas pra perceber que tudo se encaixa.

A aventura começou.

Pra baixar de graça a coletânea é só ir aqui, no site da Transfusão.

01. Suite Parque – “Longe Do Fim”
02. Top Surprise – “Ready For The Haze”
03. Fujimo – “Júpiter”
04. Wallace Costa – “Sympathy”
05. Tape Rec – “Yo Frat”
06. Hierofante Púrpura – “Jazzinho”
07. Loomer – “Not So Wrong”
08. Trash No Star – “Single Ladies”
09. Aroflogilo Pai – “Canção Da Fraternidade”
10. Medialunas – “Memorabilia”
11. Babe Florida – “Monstros”
12. Cretina – “L’Amore”
13. Looking For Jenny – “Inside Your Head”
14. Badhoneys – “Never Knew”
15. Lê Almeida – “Estranho Bairro”
16. The John Candy – “Astrology Is A Trap”
17. Carpete Florido – “Seu Silêncio”
18. Treli Feli Repi – “Kill The RIPsters”

Leia mais:

Comentários

comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.