CONSTANTINA – ATRÓPICO

constantina

“Fora da zona dos trópicos, marginal, indisposto, inquieto. O contrário de quieto. Aquieto”. A definição de dicionário sobre “Atrópico”, palavra que dá título ao disco que a Constantina lançou em 29 de outubro de 2019, é apropriada às música da obra, a despeito da primeira audição, que sugere um trabalho introspectivo e íntimo.

Aquieto porque o que impulsiona a criação são momentos de desequilíbrio de uma suposta normalidade. É um desarranjo da rotina. São lutas diárias pra se manter são e seguro de que vale a pena seguir em frente. Não é fácil, pois. O que todos enfrentamos, nas nossas duras e particulares batalhas são sangrentos caminhos que só cada um nós percebe e o que torna a vida tão atribulada, insana, muitas vezes desconfortável.

A banda indica “a perda de um pai, a batalha contra um câncer, o nascimento de um novo filho” como exemplos dessas atribuições que tiram a vida de qualquer um do ponto-morto. Mas o ouvinte vai acrescentar seus próprios desafios a essa lista, porque depende de cada um.

Nesse sentido, “Atrópico” é uma obra bem particular por de imediato não pertencer ao criador. Ao compreender essa lógica, a trilha sonora proposta pela Constantina vale pra qualquer desalinho, pra qualquer ouvinte, que pode, assim, assimilar melhor o sentido dessas notas.

Não é só um post-rock ainda mais elaborado. O que os mineiros propõem é uma música mais diversa, a partir de novos instrumentos aderidos, embora o resultado se assemelhe ao DNA da banda. Uma evolução, por assim dizer. Só que uma evolução que convida o ouvinte a tomar parte a partir do conceito, e que sem ele seria “apenas” uma música contemplativa – ainda que igualmente bela.

“Atrópico” foi gravado no Atelier Pequeno Quarto, em Belo Horizonte, entre 2017 e 2018. A masterização e a mixagem são de autoria de Andre Veloso. Há participações de Alex Fernandino na guitarra e sintetizador de “Ensinando A Ser Sombra”; e de Francisco Cesar, no bandoneón em “Frida”.

O disco é um lançamento da francesa La Petite Chambre Records.

1. Frida
2. O Rio Corre Para O Mar / Contracorrente
3. Atrópico
4. Ensinando A Ser Sombra
5. Frida (reprise)

constantina-capa-atropico

Leia mais:

Comentários

comentários

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.