CYMBALS EAT GUITARS

Um dos nomes mais legais de banda nos últimos tempos. Claro, não só. CYMBALS EAT GUITARS é também a maior surpresa do ano até aqui.

Em Nova Iorque, Esteites, Joseph “Ferocious” D’Agostino (vocalista e guitarrista) e Matthew Miller (baterista) começaram como um duo. Fizeram ruído adoidado na faculdade, em Nova Jérsei, mas pouco barulho entre quem gosta de música. Então, em 2006 juntaram-se a Brian Hamilton (tecladista) e a Neil Berenholz (baixista) para criar o CEG que agora, em janeiro/fevereiro de 2009, lançou o excelente “Why There Are Mountains”.

As influências compõem um leque tão grande que pode incomodar aos mais conservadores e divertir quem gosta de identificar sons. O site de MP3 RCRD LBL crava em Built To Spill. O Fluxblog, acrecenta Modest Mouse e Pavement. Eu colocaria um pouco de Sonic Youth, principalmente nas caóticas “Share” e “Like Blood Does”. Mas pode-se ouvir ali até Dandy Wharols (em “Some Trees”) e My Bloody Valentine (nos três primeiros minutos de “Share”).

A mistureba acaba fermentando um grande disco, barulhento, microfônico, melódico, dançante em alguns momentos.

Cito “Share” várias vezes porque, junto com a doida “…And The Hazy Sea” e com “Indiana” mostram exatamente o perfil da banda que ainda tenta se achar, mas que tem enorme potencial para fazer música bacana e divertida para vários momentos do dia-a-dia, para várias situações. “Share” tem mais de sete minutos e muda um bocado de ritmo, é quase épica, independente do que isso queira dizer.

Os caras não são doidões, é bom que se diga. Sabem o que tão fazendo. Se você quer música “indie”, eis aqui uma. O baixista Berenholz, por exemplo, já tem 32 anos, e lembra que o disco foi lançado por conta própria, de forma independente, “ou seja, ‘indie’ de verdade”. Errr…. Vai discutir?

A banda anda tão bem pelo “circuitinho” que está com agenda de shows lotada até novembro, incluindo Londres, quase sempre abrindo pro The Pains Of Being Pure At Heart, uma dupla que deve fazer qualquer noite prometer ser espetacular.

Pra ter um dos melhores discos do ano, olha o serviço:

1. …And the Hazy Sea
2. Some Trees (Merritt Moon)
3. Indiana
4. Cold Spring
5. Share
6. What Dogs See
7. Wind Phoenix (Proper Name)
8. Living North
9. Like Blood Does

 

Ouça “And The Hazy Sea”:

E aqui, temos um vídeo da banda tocando “Wind Phoenix (Proper Name)” ao vivo, na KEXP. Veja como Ferocious grita:

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.