ENGRENAGEM #10: ZERO KAMA – THE SECRET EYE OF L.A.Y.L.A.H.

Descobri essa banda quando estava à procura de entrevistas com o falecido Marco Corbelli, a mente por trás do Atrax Morgue. No meio de uma delas, ele citou esse nome, Zero Kama. Nunca havia ouvido falar.

Pra completar, ele acrescenta que eles gravaram um disco com instrumentos feitos com ossos humanos. Ok, também achei isso doentio. E como nos últimos dez anos o Google tem estado sempre aí pra tirar dúvidas de forma imediata, não deixei minha imaginação criar pinturas grotescas a respeito e fui logo buscar informações ou, quem sabe, algum disco do Zero Kama.

Não tardei a encontrar o material. Acho que justamente pelo exotismo do marketing “música feita com ossos humanos”, o disco “The Secret Eye Of L.A.Y.L.A.H.” é até bem citado na Internet, em sites específicos, principalmente nos meios sobre música ambient e industrial.

O som dos caras é categorizado como ritual ambient, e é fato que tem uma atmosfera ritualística forte, focado em percussão e vozes. Na Internet, é possivel ver toda a arte da tape, que foi lançada em 84. Na edição em vinil, há um texto curioso e duas fotos que fazem toda essa atmosfera sombria e misteriosa se intensificarem ainda mais.

Ouça “Death Posture”:

Ouça “Night Of Matter”:

O Zero Kama foi formado por Michael Dewitt, fundador da lendária gravadora independente Nekrophile Records, focada em industrial e sons eletrônicos pesados e sombrios.

Embora tenha uma sonoridade mais branda, o Zero Kama é ligado à estética do industrial, talvez pelas influências tribais que ostenta e pelo clima sombrio em evidência, e claro, pela gravadora da qual faz parte. Eles são considerados os precursores dessa aura ritualistica no gênero. Contém a curiosa abordagem das bandas da época a respeito de temas relacionados ao ocultismo – vemos isso em projetos que surgiram mais ou menos no mesmo período, como o Psychic TV e posteriormente o Coil, entre outros.

Confesso que o disco tem um quê de hipnótico que te faz perder a noção do tempo. Chega a ser relaxante e ao mesmo tempo que perturbador, ao lembrarmos que as batidas são feitas com ossos de esqueletos humanos. Os timbres da percussão soam bem característicos. Não vou entrar em detalhes sobre nenhuma música em especial, porque a obra parece fazer mais sentido sendo ouvida sem se atrelar às mudanças de faixa.

Segundo as notas do encarte da tape o trabalho foi todo gravado no templo secreto de Laylah, entre os dias 5 e 28 de maio de 1984. Outro fator interessante, que vale a pena ser explicitado, é como o som consegue continuar soando atual. Lembra muitas experiências drone ambient de hoje em dia. Não há nada de extremo e antimusical no disco, porém é um trabalho de imersão assustador.

Ouça “Starlit Mire”

Posterior a tudo, em 2001, pra ser exato, foi lançado um disco chamado “The Goatherd And The Beast”, com raridades da banda, coletadas entre 83 e 86. E em 2008 foi lançado um disco duplo com os mesmos registros raros, mas incluindo um ao vivo do Zero Kama, que parece ter feito pouquissimos shows em seu curto período de existência.

Dentro das gravações podemos ouvir uma das prováveis primeiras vezes em que foi usado o sampler clássico com a voz de Alester Crowley, que já foi usado por inúmeras bandas e projetos. O CD duplo se chama “Live In Arnhem/The Goatherd And The Beast”.

Bem, terminarei essa Engrenagem de caráter meramente histórico e documental, colando abaixo o texto que está no vinil do “The Secret Eye of L.A.Y.L.A.H.”:

“All instruments to be heard on this album were exclusively made from human bones and skulls by the hand of Zero Kama. They never have been used since the time of its recording, which took place at the Secret Temple of Laylah from 5th to 28th of May 1984. Remixed at Psychonaut Studio Vienna in November 1987, and dedicated to the symbol of Laylah, meaning night and death, as well as to its numerical equivalent, Oz, a goat or unrestrained sexual force of creation, thus showing the identity of the basic two opposite forces in this generous universe of beauty and strength, in which the Lovers my find ecstasy in Pan. Who wishes to enter this world of darkness, in which the Great Goat dwelleth, may pass through the sigil of Oz given at the front of this Cover”.

Ouça “Love Alway Yiedeth”:

A fita original tem essa composição de músicas (abaixo, a capa do vinil):

LADO O
01. Death Posture
02. Atavism Dream
03. Night Of Matter
04. Inauguration Of The Pleasure Dome
05. Love Alway Yieldeth
06. Azure-Lidded Woman (Pregnant Womb Of Non)

LADO Z
07. Hassan I Sabbah
08. Starlit Mire
09. Winged Eye Hadit
10. Love Alway Hardeneth
11. Town Of Pyramids (Night Of Pan)

Data de lançamento: 1984
Gravadora: Nekrophile Rekords
Produtor: Michael DeWitt
Tempo total: 43 minutos e 15 segundos

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