ENGRENAGEM #23: FACTRIX – SCHEINTOT

O Factrix é uma banda do final dos anos 70. Um trio formado em São Francisco por Bond Bergland, Cole Palme e Joseph T. Jacobs. Dialogam diretamente com a industrial culture. Amigos de Monte Cazzaza, chegaram até a lançar um album colaborativo com ele em 1982.

“Scheintot” foi o primeiro disco lançado pelo grupo, logo após o 7″ single “Empire Of Passion/Splice Of Life”. Apesar dos elementos que trazem a lembrança os atos pioneiros do industrial, como seus contemporâneos do Throbbing Gristle, o trabalho do Factrix demonstra um pouco mais de influência do rock – e pop – dos anos 70. Resquícios da psicodelia da época são perceptíveis pra mim em algumas guitarras mesmo com a adicional sujeira. Tudo no trabalho do Factrix me soa “mais musical” do que o já citado Throbbing Gristle da época.

“Scheintot” é um trabalho obsessivo e extremamente obscuro. E traz inversões interessantes pro rock lisérgico/colorido nos EUA da época. As temáticas são obscuras, bad trips, morbidez. A bateria pulsante de bandas da época é substituida por uma drummachine soterrada e minimal buscando a hipnose e ausência de grooves, como podemos ver na paranóica “Thin Line” ou na deliciosa e soturna “Anemone Housing”, abaixo, respectivamente:

Certos ganchos podem dialogar facilmente com o público de fora do industrial. Existem lampejos de Jim Morrison nos vocais, mais cantados que falados. Repare, por exemplo, em “Ballad Of The Grim Rider” e me diga se não remete a Velvet Underground:

Pra além dos aficcionados pelo early-industrial, “Scheintot” também pode ser um prato cheio aos amantes do post-punk/goth rock, tente a sorte. Pra mim, um dos melhores discos de todos os tempos.

Um pouco mais:
O primeiro período de atividade do Factrix se resume entre 1978 e 1982, mas em 2013 grupo lançou um disco colaborativo interessante com o duo Italiano Control Unit, duo que por sinal esteve recentemente aqui Brasil (e tocou em trio com esse que vos escreve).

LADO A
1. Eerie Lights
2. Heavy Breathing
3. Center Of The Doll
4. Thin Line
5. Anemone Housing

LADO B
1. Over My Shoulder (And Out Of My Life)
2. Ballad Of The Grim Rider
3. Snuff Box
4. Phantom Pain

Data de lançamento: 1981
Gravadora: Adolescent Records
Produtor: Factrix
Tempo total: 45 minutos e 13 segundos

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.