I FESTIVAL DE RUÍDO

Há um tempo razoável, a Música Torta Brasileira anda conseguindo bons espaços na mídia (independente e até mesmo na “grande”), solidificando seu espaço, aglutinando seu público e – por que não? – angariando novos apreciadores.

São iniciativas como a do I Festival de Ruído, organizado por J-p Caron e por Cadu Tenório (do Sobre A Máquina, VICTIM!, Ceticências etc.), e outras de tantos abnegados desse meio, que ajudam a compor algo próximo de uma “cena”.

“A ideia (do Festival do Ruído) veio de alguns festivais independentes que aconteceram esse ano, juntando line-ups interessantes. Como o Antimatéria, o Perturbe e o mais recente Synnfest, mas não é de hoje, desde o Outro Rio, que já tem muitos anos, os festivais do Ibrastope… Enfim, o que nós queriamos mesmo com o Festival de Ruído, desde o nome escolhido, era segmentar mais a questão do ruído como matéria-prima nesse festival”, diz Cadu. Como se vê, os exemplos são muitos.

Ainda há o Novas Frequências, o Exhale The Sound… Opções não faltam, e o Festival do Ruído, em sua primeira edição, que acontece dia 15 de dezembro de 2013, na Audio Rebel (já reconhecidamente quartel-general do noise carioca), é mais um pilar nessa estrutura.

São dez nomes do noise nacional que se apresentam sozinhos ou em conjunto, misturando projetos, improvisações, pessoas. Cada um dos dez projetos se apresentam por meia hora, a partir das 16:00h (sim, começa de tarde), com previsão de que tudo se encerre até as 22:00h.

Além dos shows, há as exposições de Sanannda Acácia e Mario Brandalise Baril.

De acordo com a página oficial do evento, “o nome festival de ruído procura traduzir esta indeterminação de gêneros e expedientes criativos e abertura a qualquer forma de expressão fora da harmonicidade da música e arte pop, incluindo não somente projetos cujo meio de expressão seja sonoro, mas também expondo trabalhos de artistas visuais ligados a estas formas de expressão”.

Torçamos pra que seja um sucesso. Iniciativas como essa são sempre bem-vindas.

I FESTIVAL DE RUÍDO
Dia 15 de dezembro de 2013 (domingo)
Audio Rebel
Rua Visconde de Silva, 55 – Botafogo – Rio de Janeiro
A partir das 16:00h
R$ 15,00

– Yersiniose
– Sleep of Ages
– Afro Hooligans
– Paralized Blind Boy
– -notyesus>
– VICTIM/Cadu Tenório
– Sávio de Queiroz
– Alexander Zhemchuzhnikov
– DEDO
– God Pussy

Exposições: Sanannda Acácia (a imagem que abre o post é um recorte de uma obra dela) e Mario Brandalise Baril.

Veja o Yersiniose em ação, em apresentação ocorrida em julho de 2013:

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.