JONATHAN TADEU – CASA VAZIA

“Casa Vazia” é o primeiro trabalho solo de Jonathan Tadeu. Seu nome ronda a moderna produção audiovisual de Belo Horizonte, como parte do coletivo Geração Perdida (fazendo registros de shows, documentários, vídeos – da Lupe De Lupe, por exemplo – etc.), principalmente como integrante do bom trio Quase Coadjuvante, que encerrou suas atividades após o lançamento do EP “Vermelho”, em 2014.

Sua estreia solo chega dia 25 de maio de 2015, de maneira independente, via Bandcamp/Soundcloud.

“Casa Vazia” foi produzido pelo parceiro Vitor Brauer, vocalista da Lupe De Lupe, e gravado no estúdio caseiro da Geração Perdida. Bauer, um dos nomes mais importantes e vibrantes da nova geração (infelizmente ainda nos subterrâneos do mercado), também toca bateria em duas canções, “Whitney Houston” e “Estorvo”, baixo em “Mãe”, e guitarra em “Estorvo” e “Começar De Novo”.

Há uma curiosidade – e não à toa o disco ganha a estampa de lo-fi: os créditos do álbum informam que “todas as músicas foram gravadas por Vitor Brauer, com exceção de ‘Estômago’ e ‘Martini’, gravadas no celular por Jonathan Tadeu; e vozes em ‘Martini’, gravadas via WhatsApp, por Jonathan Tadeu e Giovanna Greco”.

É um disco em que Jonathan fez quase tudo, das letras aos instrumentos – guitarras, baixos e vocais – além da capa.

O resultado são dez canções introspectivas, algumas com ruídos interessantes ao fundo (por exemplo em “Náufrago”, a melhor), outras mais animadas (“Começar De Novo” é empolgante, pra cima, com carisma pra se tornar um hit pessoal, se o ouvinte se dispuser), mas todas com uma perceptível inquietação com obviedade na música atual, inserindo experiências pessoais e inspirações que vão das distorções noventistas gringas às melodias sessentistas brasileiras.

Jonathan não parece querer dificultar, tampouco facilita pro ouvinte. É um disco pra ouvir com atenção: é acessível e causa estranheza, bate e assopra, é melancólico e é triste, é desiludido e esperançoso – e tudo isso pode ser resumido numa só faixa, “Martini”, transformando o ouvinte numa espécia de voyeur, apreciando uma conversa íntima, ou, por outra, a vida acontecendo, enquanto a guitarra faz o pano de fundo. É pra se experimentar vários sentimentos.

Ouça na íntegra e ouça várias vezes:

01. Saída
02. Carlos José
03. Estorvo
04. Reza
05. Mãe
06. Whitney Houston (clique aqui pra ver o vídeo)
07. Estômago
08. Náufrago
09. Começar De Novo
10. Martini

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.