OUÇA: SOLOMON DEATH – WHEN THE NAZIS KILLED HER HUSBAND, MARIYA OKTYABRSKAYA BOUGHT A TANK AND KILLED THE NAZIS

Quando apareceu na minha linha do tempo de rede social essa história, achei curiosíssima. Ron Selistre, da finada Damn Laser Vampire e agora Solomon Death, conta: “em 1941, o marido da enfermeira russa Mariya Vasilyevna Oktyabrskaya foi morto em batalha contra as tropas invasoras do Terceiro Reich. Em vez de recolher-se em luto, a viúva vendeu tudo o que tinha e escreveu uma carta a Stalin dizendo o seguinte: ‘estou depositando todas as minhas economias no Banco Nacional. Peço permissão pra encomendar um tanque de guerra, que batizarei com o nome Namorada Lutadora, e que me mande nele pro front, porque quero vingança’. Este é o novo single do Solomon Death, ‘When The Nazis Killed Her Husband, Mariya Oktyabrskaya Bought A Tank And Killed The Nazis’. O título veio de um artigo onde conheci a história. É um lançamento especial por vários motivos. O principal deles, e tenho muito prazer em anunciar, é a participação da FrancisK fazendo sua estreia intergalática no instrumento que ela tem estudado e praticado nos últimos anos, o Serrote. O resultado ficou deslumbrante. Logo vocês terão mais notícias sobre o trabalho que ela está desenvolvendo e que eu tenho acompanhado. A belíssima aquarela da capa também é dela. Como todas as canções da Black&Poor Recordings, o resultado é melhor se ouvido com fones. Obrigado por ouvirem, por acompanharem e apoiarem. Em breve tem mais”.

Daí, pesquisa. Mariya estava morando na Sibéria quando recebeu a notícia da morte do marido. Pela dificuldade de comunicação à época, demorou dois anos até a notícia chegar até ela. O departamento de Estado concordou que ela dirigisse o tanque T-34 (um tanque médio) doado por ela, por conta do impacto publicitário positivo que a ação voluntariosa causaria. Mas sua ida ao conflito não foi imediata: ela precisou de cinco meses treinando o manuseio do tanque – tempo que era impensado naquela época, pela urgência do conflito (os soldados iam pra batalha sem quase nenhum treinamento).

Maryia tinha 38 anos quando foi pra guerra, em 21 de outubro de 1943. Participou de poucas batalhas, num ímpeto quase suicida. Em 17 de janeiro de 1944. Seu tanque foi alvejado e avariado. Ela desceu pra consertá-lo, mas acabou recebendo estilhaços de explosivos na cabeça e caiu inconsciente. Foi levada por compatriotas pra um hospital militar, onde ficou em coma por dois meses, até morrer em 15 de março. Ela virou heroína da Rússia por seus feitos e coragem.

A música de Selistre, uma balada a la Nick Cave, tem como letra apenas o título dela: “When The Nazis Killed Her Husband, Mariya Oktyabrskaya Bought A Tank And Killed The Nazis” (quando os nazistas mataram seu marido, Mariya Oktyabrskaya comprou um tanque e matou os nazistas), com seu vozeirão esticando as notas e o Serrote atribuindo clima de tensão que o tema pede.

Uma delícia:

Leia mais:

  • Nada relacionado

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.