PERFUME GENIUS

Estou oficialmente impressionado. O PERFUME GENIUS é, na verdade, um cara: Mike Hadreas. Ou apenas Mike. Há pouco o que descrever da banda/cidadão, porque o mistério involuntário (ou a timidez, meio indesejável nesse meio) é decisivo até pra entender sua música.

Então, vamos à música. Imagine Seattle, nos Esteites, que já nos deu Nirvana e toda aquela série de bandas grunge, porque deve ser um local chato pra burro pra viver: monotonia, clima gélido, conservadores e tals. É de lá que vem o Perfume Genius. Não tem nada de grunge, mas tem toda a tristeza que aquele pessoal traduziu em barulho (aliada à raiva e a decepção).

Mike apenas fez um disco triste. Não há raiva. Talvez haja decepção. Ou otimismo – o que sonoramente podem ser bem parecidos. Mas de fato é triste. “Learning”, título bem apropriado pra um disco de estreia, foi lançado nessa segunda-feira, dia 21 de junho. Que estreia!

É pra se ouvir no inverno. Ou pra colocar como trilha sonora de “Twin Peaks”. Ou pra quando você fizer um filme a la David Lynch (ou coisa que o valha). Ou pra quando você estiver de passagem pela Groelândia e todo aquele gelo, sem ninguém por perto, nem leões marinhos, pra te incomodar. Só se mate após ouvir o disco inteiro, por favor. Não desperdice o seu tempo se matando, diria Mike.

Você não vai se arrepender. Há muito piano, notas constantes, vocais com ecos, sons um tanto Grandaddy, um tanto Sparklehorse, algum violão, alguma guitarra cortante, algum som assustador. Tudo bem colocado nas dez faixas que enchem “Learning”, um disco que a BBC definiu bem: “Apesar de profundamente melancólico, tão sublime são essas dez trilhas sonoras espectrais para as minúcias das tribulações de um amante moderno que o seu sofrimento se traduz em algo mais edificante do que perturbador. O otimismo pode parecer escasso, mas canções tão perfeitamente compostas não podem ser criadas sem a promessa de uma pequena luz no fim do túnel”.

Esse clima é traduzido também com perfeição nos vídeos. “No Problem” pode causar agonia, com a bela moça envergonhadamente se mostrando “debaixo” d’água, mas não se espante, porque assim como a música, os vídeos do Perfume Genius vão tentar te confundir:

A mesma simplicidade está aqui, no vídeo de “You Won’t B There”:

O de “Gay Angels” é angustiante – além de criativo e belíssimo:

Que tal o belo vídeo de “When”?

O disco saiu pela Turnstile Music e esse é o serviço completo:

01. Learning
02. Look Out, Look Out
03. Mr. Petersen
04. Gay Angels
05. You Won’t B There
06. Write To Your Brother
07. No problem
08. When
09. Perry
10. Never Did

Você pode ouvir todo o disco aqui, nesse plater, que não sei até quando vai estar ativo e funcionando. Mergulhe no mundo do Perfume Genius:
Perfume Genius – Learning by TurnstileMusic

Leia mais:

Comentários

comentários

5 comentários

  1. Lindo, lindo, lindo… Tens razao, encaixaria perfeitamente em Twin Peaks. O blog eh muito bacana e bem escrito, por sinal 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.