PSYCHOCANDY REVISITED

O selo The Blog That Celebrates Itself Records, conhecido mundo afora pelos seus barulhentos tributos ao Sonic Youth, New Order, Skywave, Smiths, Ride, Cocteau Twins etc. (conheça todos aqui) chegou ao seu desafio definitivo: recriar o clássico dos clássicos “Psychocandy”, disco de estreia do Jesus & Mary Chain.

O responsável é o chefão do selo, Renato Malizia (autor também da coluna “Noise Waves”, aqui no Floga-se).

Ele conta como surgiu a ideia: “durante o decorrer do projeto do tributo ao Skywave, o Paul Baker sugeriu que se eu fosse me aventurar a fazer algo relacionado ao J&MC, e que o Static Daydream participaria com ‘Something’s Wrong’. Achei deveras interessante, mesmo porque estávamos falando de uma das bandas da minha vida, só que levei um tempinho pra levar adiante. Basicamente, depois que o Tributo ao Skywave foi lançado, tive o lampejo de revisitar o ‘Psychocandy’, por dois motivos: primeiro, os trinta anos da obra completados em 2015 (em 18 de novembro, pra ser mais exato); segundo, tentar reunir gente clássica e alguns novatos”

Por “gente clássica” o leitor pode entender grupos do calibre do Wry, Low Dream, Astrobrite, The Cigarettes e Pin Ups. Os novatos são gente muito fina, como The Tamborines, Lost Rivers, Kid Foguete, Justine Never Knew The Rules… Todos preferidos aqui da casa.

Mas há um terceiro motivo, que Malizia cita depois: “vou soltar o tributo, a principio, no dia 15 de outubro, teoricamente um dia qualquer, mas pra mim é um dia especial, meu aniversario (ri)”. Um presente e tanto pra si próprio.

“Como se sabe, ‘Some Candy Talking’ não faz parte do disco original, entrou somente da reedição, e por isso a cereja do bolo é o PIn Ups interpretando-a, e após essa gravação a banda vai definitivamente encerrar as atividades. Outro destaque é a presença da Low Dream que está longe dos estúdios há vinte anos”, observa Malizia.

O organizador recebeu autorização pra usar todos os fonogramas de forma digital, tudo nos conformes, inclusive com aval do próprio Jim Reid, que foi econômico na aprovação, segundo Malizia: “go ahead… good luck!” – e mais nada.

O disco é revisitado na íntegra, na ordem correta das faixas, com uma extra. “Psychocandy”, lançado em 1985, é daqueles poucos que podem se gabar de ter mudado o rumo da música, misturando as guitarras ácidas com a melodia sessentista a la Velvet Underground, com os ruídos que impulsionaram o shoegaze.

Ouça na íntegra:

Eis as faixas e o grupo que a recriou:

01. Just Like Honey (por Lost Secrets, Espanha)
02. The Living End (por The Offering, EUA)
03. Taste The Floor (por A Marc Train Home, EUA)
04. The Hardest Walk (com Astrobite, EUA)
05. The Hardest Walk (com Charlatan, EUA)
06. Cut Dead (por Low Dream, Brasil)
07. In A Hole (por 93 Million Miles From The Sun, Inglaterra)
08. Taste Of Cindy (por The Tamborines, Brasil)
09. Never Understand (por Kid Foguete, Escócia)
10. Inside Me (por The Lost Rivers, Alemanha)
11. Sowing Seeds (por The Pseudosurfers, Itália)
12. My Little Underground (por Justinhe Never Knew The Rules, Brasil)
13. You Trip Me Up (por Wry, Brasil)
14. Something’s Wrong (por Static Daydream, EUA)
15. It’s So Hard (por The Cigarettes, Brasil)

Faixa extra

16. Some Candy Talking (por Pin Ups, Brasil)

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.