STARFIRE CONNECTIVE SOUND – THE SOUND ALSO RISES EP

O segundo EP do Starfire Connective Sound, o alter-ego de catarinense Al Schenkel, “The Sound Also Rises”, é uma confirmação. Se no primeiro EP, homônimo, Schenkel oferecia sete acertos shoegazeres, que de tão impressionantes poderiam ser encarados como “sorte de principiante”, aqui ele confirma que de seu estúdio caseiro há uma enorme possibilidade de só saírem peças expressivas.

“The Sound Also Rises”, porém, não é exatamente inédito. Pela ansiedade do autor, todas as sete músicas aqui já foram divulgadas e publicadas por aí anteriormente, nos últimos três meses. Quem acompanha Schenkel pelas redes sociais vai de vez em quando esbarrar com uma novidade dele.

Mas faz diferença quando as peças se juntam. Sabe-se lá que milagre psicológico da percepção se dá que bastam ouvir as sete faixas, uma após a outra, pra perceber que elas são melhores assim, como irmãs siamesas ligadas pelo tronco.

O exemplo maior está na faixa-título, uma das menos inspiradas do Starfire. Sozinha, ela soava repetitiva, emulando a si própria. Entre “The Girl With A Country Name” e “Acid Morning Drive”, sua melodia simples ganha estrutura, um começo e um fim. O curioso é que a escolha da disposição das faixas pode ter sido até aleatória, de modo que ela estando alocada em qualquer posição no disco talvez desse essa mesma sensação.

É que a música de Schenkel é cinematográfica. É trilha-sonora. É daquelas músicas pra você imaginar uma situação, uma cena, normalmente algo onírica, pra soltar a mente e se ver numa perseguição alucinante (“Acid Morning Drive”), num sonho delirante (“The Dream That You Are Floating Drunk Among The Storm”), num dilema sufocante (“Head Full Of Ghosts, Heart Full Of Whores”), ou num clímax que leva a um feliz (“Drive The Breeze”, curiosamente, a faixa de abertura e a melhor do disco).

Com pouca estrutura, fazendo tudo em casa, Schenkel joga toda a responsabilidade de sua música na guitarra, nas linhas melódicas básicas e até mesmo simplistas e, principalmente, na imaginação do ouvinte. O risco de errar é grande, muito grande. Até agora, entretanto, ele acertou um bocado. “The Sound Also Rises” é a confirmação disso.

Pra ouvir e baixar o disco na íntegra, de graça, é só ir ao Bandcamp da banda ou no player abaixo.

1. Drive The Breeze
2. The Girl With A Country Name
3. The Sound Also Rises
4. Acid Morning Ride (clique aqui pra ver o vídeo)
5. To Dream That You Are Floating Drunk Among The Storm
6. No Horse Heaven
7. Head Full Of Ghosts, Heart Full Of Whores
8. Drive The Breeze (Echo Vocal Mix, por Fabio Bridges)

Leia mais:

Comentários

comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.