THOM YORKE – POLYFAUNA 2.0

Em 2 de setembro de 2014, Thom Yorke, Stanley Donwood e Nigel Godrich atualizaram o aplicativo Polyfauna (IOS aqui, Android aqui).

Pra quem não sabe (e todo fã do Radiohead sabe bem), o PolyFauna é um projeto colaborativo no formato de aplicativo pra celular e tablet feito por Nigel Godrich e desenvolvido pela Universal Everything, com lançamento no começo de 2014. Oferece aos usuários uma experiência visual e interativa, viajante, enquanto ouvem o “The Kings of Limbs”, disco de 2011, é tocado.

A versão 2.0 é uma expansão que oferece novos visuais e o mais importante: música inédita do vocalista do Radiohead.

Um fã montou em sequência sessenta e seis minutos de belos climas ambients, drones, eletrônicas e texturas esquisitas. É trilha sonora pra se entrar no cérebro de Thom Yorke.

Muita gente falou mal, torceu o nariz. Vale dizer que esse é um “disco” de “ame ou odeie” mesmo. Mas tanto faz.

Porque o fato principal aqui, e isso me parece o mais importante, não é o caráter artístico, mas perceber que Thom Yorke e sua turma seguem experimentando não só musicalmente, mas na relação comercial com seu público. A música como aplicativo de aparelhos portáteis é um filão não explorado.

Imagine um artista que lance seus discos online, como aplicativo pra portáteis, e a cada versão acrescentasse algo que na versão anterior não existia (como novas letras, novas músicas, novos mixes, o que for). Aplicativos são assim e estamos plenamente acostumados a eles: a cada nova versão, uma diferença, uma melhoria.

Thom Yorke está nos apontando esse caminho. Ou só brincando com uma baita ferramenta. Com a credibilidade que o Radiohead lhe deu, não dá pra duvidar de nada.

Leia mais:

Comentários

comentários

Um comentário

  1. Não canso de ouvir a segunda montagem! Música maravilhosa para relaxar a mente… aliás, a quarta música é muito provavelmente The Unhappening, que o Thom já mostrou uns pedaços em um DJ set, mas ainda não foi lançada. É linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.