VÍDEO: PIXIES – VELOURIA (VERSÃO ALTERNATIVA)

pixies

O terceiro disco do Pixies, “Bossanova”, foi lançado em 13 de agosto de 1990 e completa vinte anos por agora, ganhando relançamento daqueles caça-níqueis pra colecionadores.

Um dos carros-chefe da obra foi “Velouria”, que ganhou um clipe bem Pixies, por assim dizer, com Black Francis, Kim Deal, David Lovering e Joey Santiago (que quase não aparece) descendo correndo e desajeitados por enormes pedras em uma pedreira, em câmera lenta.

Você deve ter visto um bocado de vezes na MTV (ou os seus pais viram, sei lá).

Fez sucesso o suficiente pra música alcançar boas posições nas paradas britânicas e o Pixies ser chamado pra dublá-la no famoso “Top Of The Tops”, da BBC.

Naquela época, a BBC exigia que pra ser apresentada no programa, a música precisava ter um videoclipe. Eis que surgiu o vídeo oficial, com direção de Peter Fowler.

A ideia é barata e simples, só mesmo pra banda poder aparecer no programa televisivo da BBC: os quatro saem correndo em uma pedreira em direção à câmera, que se movimenta muito pouco, quase nada. A ação durou, segundo dizem, vinte e três segundos, mas em câmera lenta foi encaixada na duração da música, de três minutos e quarenta segundos.

Sobre o resultado final, em uma entrevista, Black Francis disse: “não é pior do que qualquer outra merda. Só não tivemos um corte de dez em dez segundos…”.

Fowler era um dos produtores do “Snub TV”, um programa televisivo de cultura “alternativa” (sim, naquela época isso queria dizer algo) e foi ao encontro do Pixies.

Francis lembra: “ele veio até nós em Manchester, onde estávamos ensaiando e havia uma pedreira lá. Tivemos que pensar em algo porque todo mundo estava nos cobrando essa merda pelo fato de que não tínhamos um vídeo para acompanhar o single. Eu estava tipo, ‘oh, porra, desculpe. Nós não organizamos a produção de um”. Era tipo: você precisa ter música e um vídeo agora. Então, nós apenas demos a eles algo. Mas nós pensamos que era bom… a coisa da câmera lenta”.

No final das contas, como bem lembra Francis, o Pixies não tocou no “Top Of The Tops”, mas o Bananarama, sim.

O original é esse:

Agora, vinte anos depois, dá pra ver que os caras estavam realmente se divertindo com a ideia de fazer um vídeo qualquer-coisa só pra agradar os engravatados e suas regras, sem de fato agradá-los, pois era um vídeo qualquer-coisa, de quatro meio desajeitados e chapados (bem, Kim Deal parece estar mais alegre que os caras) descendo uma pedreira.

Um troço nonsense como é a própria banda.

E a versão “alternativa” do vídeo é justamente o que aconteceu antes de Fowler gritar “ação!”. Ou seja, nada.

Em câmera lenta também, Francis e Santiago ensaiam uma coreografia com os braços e é isso.

O Pixies sendo Pixies.

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.