WAGNER ALMEIDA E SENTIDOR – FENDA/NORTE/CASA

wagner-almeida

As seis músicas de “Fenda/Norte/Casa”, parceria de Wagner Almeida (foto) e Sentidor, são daquelas sem um pingo de agressividade aparente. Música calma pra dias contemplativos. É o que parece, mas nada é como parece.

Se há algo pra estrilar, a dupla de artistas expôs em “Peixe Grande”: “O mar está fluindo ao contrário / O céu está enfurecido / Nada disso é normal / Mas eu sinto que isso é real”.

Se tais versos valem pra o que o sentimento do ouvinte quiser – do mundo atual, da situação política, do tipo “nada está acontecendo aqui, vamos circular”, até problemas de relacionamento – eles ao mesmo tempo exemplificam a força da poesia numa canção. O mesmo vale pro desalento em “Coração Batendo Sobre A Água”, uma doença crônica há pelo menos duas gerações não agraciadas pelas expectativas geradas com a “modernidade”.

“Enfrentamento” é como vestir a capa da coragem, enquanto se derrete por dentro. E temos “Sangue” pra mostrar que por trás de canções bonitas e inofensivas, há um sentimento de raiva também (como bem mostram as distorções e o balanço no final dela). A raiva pode nunca ver a luz do dia, mas é um sentimento existente, basta ser provocado. Somos, afinal, humanos.

“Fenda/Norte/Casa” não é muito diferente do que ambos artistas, especialmente Almeida, se propõem como carreira. É bonito, gostoso de ouvir, não tem efeitos colaterais: começo, meio e fim, bora pro próximo. Porém, justamente a maior qualidade do disco, o confrontamento entre sentimentos e expressões, é também sua falha. Porque em tempos de pouco tempo, é capaz do ouvinte não perceber toda a beleza por trás das canções belas.

De qualquer forma, não custa tentar. De relacionamentos desiludidos, de decepções com a humanidade e de baques e frustrações, a gente vai construindo nossa raiva. E a expressando como dá.

O disco foi lançado em 21 de outubro de 2021, pelo Festival Esconderijo.

As letras, violões e vozes são de autoria de Wagner Almeida, com ambiências, experimentações, elementos eletrônicos e mixagem de Almeida e Sentidor. A masterização é de Sentidor.

Segundo o próprio selo, “embora os dois artistas já tenham colaborado anteriormente no álbum ‘Domingos À Noite’, e Sentidor tenha sido responsável pela mixagem de alguns outros lançamentos de Wagner Almeida, o (disco) emerge como trabalho onde o diálogo entre os dois músicos assume o primeiro plano. Há uma dinâmica onipresente de irrupção de texturas, timbres e arranjos da música ambiente no seio da canção, assim criando zonas instrumentais meditativas que expandem as imagens e sentimentos sugeridos pela poesia textual”.

“Os dois artistas, já hábeis passeantes pelas melancolias dos sonhos e das memórias fantasmas, convergem em um interesse comum de que o acontecimento musical possa, enfim, criar fendas, delicados biomas que dão morada ao pensamento e à sensação, e que transformam nossas compreensões do destino e do pertencimento”, encerra.

1. Faces, Lugares
2. Peixe Grande
3. Coração Batendo Sobre A Água
4. Enfrentamento
5. Sangue
6. 34

wagner-almeida-sentidor-fenda-norte-casa

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.