A VOZ DA RAZÃO

Na Folha, saiu a entrevista do senhor Chris Anderson, editor da revista gringa “Wired”. Ele está em São Paulo para fazer uma palestra sobre, claro, tecnologia na comunicação.

Pergunta relevante do repórter Marco Aurélio Canônico: O que o sr. achou da experiência da banda Radiohead de lançar um álbum on-line e deixar os fãs decidirem o preço?

Resposta ainda mais relevante: “Acho que é um experimento interessante, que permitiu avaliar um novo modelo de distribuição. A grande vantagem de distribuir música on-line é que, com custo zero, você pode experimentar qualquer preço, até de graça. O Radiohead faz cerca de 90% de seu lucro com os shows, eles não estão no negócio de venda de música. Se o disco alcançar mais pessoas e atrair mais gente para os shows, eles lucrarão.”.

Outra pergunta relevante: O que acha de programas e sites que permitem a troca e o download de obras com direito autoral reservado?

E a resposta: “Acho que é um crime sem vítima. É a mesma sensação que tenho sobre a pirataria de softwares: os consumidores não iriam comprar os programas mesmo. Também acho que a noção de não pagar para ouvir música não é necessariamente igual à pirataria, a maioria dos artistas disponibiliza canções de graça, é uma estratégia de marketing voluntária.”.

Eis a voz da razão, caro leitor.

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