AO VIVO: SOFT CELL NO AMNESIA CLUB, EM LEEDS

soft-cell

Marc Almond e David Ball ficaram mundialmente conhecidos com “Tainted Love”, versão pra faixa que Gloria Jones gravou em 1964 (se você nunca ouviu, ei-la aqui). Gravado no ocaso de 1980, o single foi lançado em 1981 e em 28 de maio daquele ano a dupla já estava executando a faixa nos inferninhos que tocava pela Inglaterra.

Um desses inferninhos era o Amnesia Club, já finado (hoje, é um café), em Leeds, a trezentos quilômetros de Londres. Quem trabalhava lá, como promotora de shows e DJ, foi Anni Hogan. Ela conheceu o Soft Cell ali, antes da banda ficar conhecida.

“Eu os conheci pela primeira vez no Amnesia”, ela disse em entrevista à Quietus, em 2019. “Eles costumavam vir pras minhas noites (como DJ). Havia um quarto vago em um lugar em Leicester Grove, uma área residencial decadente e barata de Leeds, e Marc e Dave o estavam alugando. Então, peguei o quarto e nos tornamos colegas de apartamento e amigos. Uma vez eu fui ao quarto de Dave e ele estava em seu sintetizador e ‘Downtown’, de Petula Clark, e ele estava fazendo um remix incrível na hora. Acho que foi então que realmente senti que algo especial estava acontecendo e a mudança das linhas de rock tradicionais pra eletrônica. Na verdade, Dave estava tão à frente, pensando agora, que é uma loucura. Ele costumava levar sua bateria eletrônica para o Warehouse e improvisar sobre os discos e as pessoas achavam que estavam ouvindo remixes especiais, isso foi em 79, 80. Marc era, claro, uma criatura linda e incrível, ele estava no centro de tudo”.

Com a perspectiva do tempo, Hogan disse que “já sabia que eles fariam sucesso”. “Eu era um grande fã do Soft Cell e já os tinha visto muitas vezes, eles realmente fizeram ‘Tainted Love’ pela primeira vez ao vivo em um show que promovi no Amnesia. Todos nós sabíamos, pelo menos em Leeds, que eles seriam grandes – talvez não tão grandes quanto aquele disco eventualmente se tornou, mas eles certamente tinham algo especial e único”. Com o tempo, ela se tornou colaboradora musical de Almond.

A afirmação de Hogan tem uma alta dose de paixão com relação aos amigos e colegas de aluguel, além de uma defesa de quem fez parte da história, mas ao assistir o vídeo do Soft Cell tocando naquele dia 28 de maio de 1981 no Amnesia, não é possível discordar.

Não que que se escute uma banda talhada pra tocar ao vivo. Ao contrário, Almond cantando chega a ser irritante de desafinado. Não há palco. A dupla fica envolta por clientes, enquanto se esgoela pra defender as músicas de “Mutant Moments”, o EP lançado em 1980, que tinha “Potential”, “L.O.V.E. Feelings”, “Metro MRX” e “Frustration” e se tornou extremamente raro, até por ter sido prensadas apenas duas mil cópias. O set eletrônico de Ball é diminuto e oferece poucas alternativas ao músico.

Mas, pra além disso, há uma dupla bruta, brutal, desejosa de se expressar na veia, de se soltar e atingir as pessoas. Almond é Bowie e Bolan, é (perdoe-me o clichê) uma pedra preciosa a ser lapidada. Está prestes a assumir um personagem. E seguir o passo a passo das transtornadas figuras da indústria música, em relação às drogas, à depressão, ao trato com o próprio sucesso.

No show do Amnesia, porém, isso ainda seria um futuro distante. Ali, estava um nascedouro, um bebê (ou um monstro) à luz. Nas dez faixas que o famoso vídeo gravado na íntegra, o Soft Cell não estava “pronto”, mas o local parece ideal pra uma banda pedindo passagem: público cara a cara, improviso, equipamento diminuto, sem luz, sem palco, sem produção, só o artista e sua obra.

O vídeo é uma boa amostra de uma banda em nascimento, prestes, bem prestes, a atingir o sucesso. É tão importante em sua história, que acabou na caixa de nove CDs e um DVD “Keychains And Snowstorms (The Soft Cell Story)”, lançada em 2018, e circula em bootlegs há décadas. No YouTube, o vídeo de melhor qualidade, o que você vê abaixo, foi publicado em 2020.

Ou, como brinca Hogan: “o vídeo no Amnesia é pra ninguém esquecer a essência do Soft Cell”.

01. LOVE Feelings
02. Frustration
03. Metro MRX
04. Seedy Films
05. The Girl With The Patent Leather Face
06. Chips On My Shoulder
07. Tainted Love
08. Bedsitter
09. A Man Can Get Lost
10. Memorabilia

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.