EFTERKLANG NA MOSTRA DE MÚSICA DINAMARQUESA NO SESC BELENZINHO – COMO FOI

Esse fim de semana, dias 28 e 29 de janeiro de 2011, aconteceu a Mostra de Música Dinamarquesa, no recém-reformado e belíssimo Sesc Belenzinho. Passaram por lá as bandas de jazz Soren Bebe Trio e Jakob Davidsen Mangfoldighed, além do Efterklang.

As bandas de jazz eu não conhecia, fui para ver o Efterklang, que eu conheço e gosto há um bom tempo. Então, cabe aqui uma introdução. Três dos quatro principais integrantes da banda cresceram na pequena ilha dinamarquesa de Als e se mudaram para Copenhague com a intenção de se tornarem músicos profissionais. Lá, se juntaram ao quarto integrante para formarem o Efterklang, no final de 2000.

Pra quem ainda não sabe, eles são Mads Braeuer (eletrônicos), Casper Clausen (vocais), Thomas Husmer (bateria, trompete e percussão) e Rasmus Stolberg (baixo). Mas sempre rolam músicos convidados, como por exemplo, nos shows aqui no Brasil, onde tocaram também Niklas Antonson, Heather Broderick e Daniel James.

Já lançaram três álbuns: “Tripper” (2004), “Parades” (2007) e o mais recente, “Magic Chairs” (2010). Esse último foi a base dos shows nessa mostra.

Quanto ao show, o Soren Bebe Trio abriu para o Efterklang na sexta-feira, e o Jakob no sábado. Eles são reconhecidos lá na Dinamarca como grandes nomes do jazz / NuJazz, seja lá o que essas definições queiram dizer.

Resumindo as duas bandas, são bons músicos, com um jazz meio intimista, sombrio, viajante, que caberia perfeitamente como trilha sonora de um filme antigo de suspense. Ou pra um filme do Tarantino, sei lá. Não empolgou, mas também não irritou. Bons shows introdutórios.

Agora, o Efterklang… meu amigo, que show! Confesso que antes de ir no primeiro dia, fiquei com receio de como eles iriam se apresentar, já que, além dos 350 instrumentos, têm um som meio viajante, e pensei que ou eles não iriam “funcionar” ao vivo, ou iriam fazer “playback”, tanto dos vocais quanto dos instrumentos.

Mas quem sabe faz ao vivo! Pra minha (bela) surpresa, as músicas são melhores nas perfomances ao vivo do que em estúdio. Vocais perfeitos de todos os integrantes, e o que parecia um pré-requisito básico pra entrar na banda: tem que tocar no mínimo três instrumentos. O vocalista tocava prato e caixa, usava chocalho, meia-lua, batia palma e estalava os dedos. A única moça da banda tocava teclado, cantava, tocava flauta e também meia-lua. E por aí vai, com todos eles. A perfeita acústica do teatro do Sesc Belenzinho fazia o som sair cristalino.

Uma pena que foi no teatro, e não na Chopperia do Sesc Pompéia. Eles estavam com uma pegada rock, era show mesmo, e não pra ficar sentado apreciando. Tanto que, no show do sábado, o vocalista pediu pra galera ficar de pé, e a galera vibrou e não sentou mais até o final.

Mas, não posso reclamar, nunca imaginaria o Efterklang vir para o Brasil, portanto, só posso agradecer o Sesc por essa iniciativa.

O show de sexta-feira teve esse setlist:
01. Mirador
02. Alike
03. I Was Playing Drums
04. Step Aside
05. Caravan
06. The Soft Beating
07. Me Me Me The Brick House
08. Harmonics
09. Full Moon
10. Modern Drift
BIS
11. Cutting Ice To Snow

Veja “Modern Drift” (o som tá um tanto estourado, ok…):

E aqui, o setlist do dia 29 de janeiro:
01. Swarming
02. Mirador
03. Alike
04. I Was Playing Drums
05. Step Aside
06. Caravan
07. Jam
08. Blowing Lungs Like Bubbles
09. Frida Found A Friend
10. Harmonics
11. Modern Drift
12. Cutting Ice To Snow
BIS
13. Mirror Mirror

Veja “Step Aside”:

Veja “Cutting Ice To Snow”:

Leia mais:

Comentários

comentários

5 comentários

  1. Poxa, muito obrigado por escrever sobre o show….
    era para eu ter visto esse show no dia 29….sou um grande fã da banda e infelizmente sofri um acidente de carro…uma hora antes de sair pra sp pra ver o show deles….

    fiquei emocionado em ver o video..mesmo que o audio esteja estourado.

    Essa música marcou muito minha vida no ano passado…o disco todo é perfeito (caminhava no fim de tarde sem direção, ouvindo esse disco..)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.