FIREFRIEND – 999 TO 666 TS STREET

Alguma coisa aconteceu com o FireFriend. Normalmente, as bandas pioram com o passar do tempo (a lista de exemplos é bem maior do que a lista de meus credores). Mas o FireFriend chegou ao sexto disco impressionantemente bem – e bom.

Nunca fui muito com o som da banda, salvo honrosas exceções, mas quando eles lançaram a viagem lisérgica de “Galaxies”, em 2009, meus ouvidos se acenderam. Não era a mesma banda – ou era? Se era, estava escondida, sabe-se lá onde. As seis músicas de “Galaxies” prenunciavam a banda mais viajante do Brasil.

Enfim, Cacá Amaral (guitarra e baixo), Mondrian Alvez (guitarra e baixo), Pablo Oruê (bateria), Julia Grassetti (baixo, piano, celo, vocais) e Yury Hermuche (guitarra e vocais), de São Paulo, capital, realmente se tornaram uma das bandas mais viajantes do Brasil. E isso, nessa terra de filhotes do Caê e do Los Hermanos, voltar-se para a trilha que o Pin Ups um dia asfaltou, é uma baita ousadia – e, claro, merece todas as atenções.

No último dia 11 de fevereiro, a banda entregou “999 To 666 Ts Street”, pra comprovar de uma vez por todas que “Galaxies” não foi um acidente. Você pode baixar o disco de graça, pra ouvir por conta própria, clicando aqui.

“999 To 666 Ts Street” tem guitarras e distorções pra fazer frente a qualquer 13Th Floor Elevators. Da primeira “Airport Scene” à última, passando pela spacemen3niana “Kill All Indies” (auto-ironia? auto-crítica ao passado?) e pela acachapante “Higher Path”, o ouvinte percebe-se diante de uma outra banda, bastante diferente daquela que ganhou terreno em 2006, e é bom estar com a mente preparada.

Veja o vídeo oficial de “Kill All Indies”:

Pensando bem, músicas como “Audiogalaxy” e “Wolta”, do primeiro disco, “FireFriend”, já davam pistas desse acerto de contas com as influências da banda. Mas o que o FireFriend fez agora…

O novo disco é cantado todo em inglês, o que faz a diferença no tipo de música lapidada. Pode ter sido o que faltava, entretanto é difícil dizer. Só é possível dizer que deu certo, muito certo. Ouvir “999 To 666 Ts Street” de cabo a rabo dá aquele delicioso nó na cabeça por fazer levantar a questão: por que as bandas brasileiras não são sempre geniais assim?

01. Airport Scene
02. Blackbird
03. Dropouts
04. Free Form Future
05. Higher Path
06. Kill All Indies
07. Naked West
08. Oleo Skull
09. The Cat
10. 999 To 666 Ts Street

Veja o clipe oficial de “Blackbird”:

Leia mais:

Comentários

comentários

12 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.