GNOD – CHAPEL PERILOUS

Depois de ouvir “Just Say No To The Psycho Right-Wing Capitalist Fascist Industrial Death Machine”, não só o melhor título de disco de 2017 (talvez da década), como também um dos grandes discos do ano (veja a lista aqui), percebi que havia perdido muito tempo não conhecendo o Gnod antes. Se você não conhece o disco, recomendo ler este gracioso artigo, que me apresentou tal banda e obra.

Porque de gracioso não há nada no Gnod. Nem mesmo em “Chapel Perilous”, que é seu décimo-quinto trabalho, dependendo da conta, já que tem muito disco compartilhado e lançado por conta própria por aí.

A “Capela Perigosa” foi descrita por Robert Anton Wilson, companheiro de Timothy Leary, no primeiro livro da série “O Gatilho Cósmico”, de 1977: “ri moderadamente, como bobo sempre faz logo antes das portas da Capela Perigosa fecharem por trás”. Mas antes dele, o termo já vinha sendo usado por outros autores, desde 1470.

Numa explicação bem rasa, reflete um estado psicológico onde o indivíduo não consegue ter certeza se está paranoico ou simplesmente deixou de acreditar em qualquer coisa, religiosa ou científica que seja, quando se torna vítima dos próprios medos e projeções que causam temor.

A complexidade e a imaterialidade do tema estão bem refletidos nas cinco faixas de “Chapel Perilous”, especificamente na agressividade da primeira, “Donovan’s Daughters”, e da última, “Uncle Frank Says Turn It Down”. As músicas centrais se esforçam pra mergulhar na escuridão do impreciso (desses temores). “Voices From Nowhere” é bem didática nesse sentido.

O coletivo Gnod está há doze anos chafurdando imprevisibilidades a partir do peso circular, como uma mistura de um Alien Sex Fiend paralisado pelo medo com um Swans amedrontado pela suspeita.

O ouvinte só não pode fechar pra si as portas dessa experiência por vezes sinistra, mas que pode ser elucidativa.

O disco foi gravado no Super Nova Studio, na Holanda, com produção de Bob De Wit, que já assinou trabalhos do Mudhoney, A Place To Bury Strangers, Cosmic Dead e outros.

1. Donovan’s Daughters
2. Europa
3. Voice From Nowhere
4. A Body
5. Uncle Frank Says Turn It Down

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.