JOVEM PALEROSI – ZIYOU

Foi em 2014 que o Jovem Palerosi lançou seu interessante EP de estreia, “Mouseen” (leia e ouça aqui). Três anos depois, o músico chega com “Ziyou”, comprovando sua capacidade de criação sobre colagens e beats e toques sobrepostos. O lançamento é via Tropical Twista Records, selo independente paulistano de batidas eletrônicas, dia 1º de junho de 2017.

Jovem Palerosi é codinome do produtor musical e DJ Rodrigo Santos Palerosi.

Segundo a descrição do artista, “‘Ziyou’ em chinês significa ‘Liberdade’, elemento central no processo criativo e nome bairro que Jovem Palerosi mora atualmente em São Paulo. A cultura oriental sempre foi uma inspiração ele em diversos aspectos, mas uma sequência de fatos nos últimos anos fez com que estes elementos transbordassem em melodias, timbres e também em samples que gravados durante uma viagem pra China”.

Apesar da distância temporal entre os trabalhos, Palerosi não ficou parado nesse tempo. Além de ser integrante da Meneio (ouça aqui), participou também do “Craca, Dani Nega E O Dispositivo Tralha”, disco de 2016 da MC Dani Nega com o produtor Craca.

Nas oito faixas de “Ziyou”, tenta catalizar sua experiência como arranjador, DJ e produtor com a vivência de momentos impactantes de uma viagem à China, onde cenas como idosos dançando ao ar livre e a visão dos templos históricos contrastam com a explosão urbana e individualista cada vez mais presente na China – e na música, onde os beats tentam se relacionar com acordes mais tranquilos (principalmente na suculenta “Moseley Road”).

Palerosi não tenta inventar a roda. A sua “liberdade” em “Ziyou” é justamente preencher os próprios ouvidos com sons que lhe agradam, sem uma preocupação de parecer inovador ou se encaixar em alguma tipologia sonora. Ou, ainda, sem forçar uma experimentação protocolar que o coloque na crista de qualquer onda. Por isso, “Ziyou” tem batidas reconhecíveis e padronizadas. Não há ruídos incômodos: sua ideia não é desagradar ou provocar. É “música pra relaxar”, algo próximo ao muzak, o que pode levar a olhares tortos. Mas numa seara como a música eletrônica, essa saída talvez seja justamente o contrário da zona de conforto.

“Ziyou” foi todo composto, produzido e executado por Jovem Palerosi, com masterização de Felipe Julian. Há participações especiais de Automaton (efeitos) e o grande Di Dreitas (rabecas) em “Moseley Road”; de Fernando TRZ (composição e sintetizadores) em “Mercúrio 3.1”; e de Mah Mooni (vocal) em “Khayyam”.

1. Ni Hao
2. Moseley Road (com Automaton & Di Freitas)
3. 798
4. Auréolas
5. Chinateawn
6. Arpegg Dream
7. Mercúrio 3.1 (com Fernando TRZ)
8. Khayyam (com Mah Mooni)

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.