KALOUV – PLUVERO

Quando “Sky Swimmer” foi lançado, em 2012, o ouvinte atento percebia ali uma banda de qualidade como poucas no Brasil. Instrumentistas competentes a serviço da criação musical e não da exibição técnica – e, acima de tudo, músicas tão inspiradas quanto… err… “adultas” (é um elogio).

A banda agora lança o segundo disco cheio, “Pluvero”, em 24 de março de 2014, via Sinewave (clique aqui pra baixar de graça).

O quinteto diz que “Pluvero” “fala sobre transformação”: “o nome do álbum, advindo de uma palavra em esperanto que pode ser traduzida como ‘gota da chuva’, procura simbolizar a mudança permanente, onde o menor dos elementos é relevante na construção do novo. Essa não é uma metáfora apenas a este trabalho da Kalouv, mas descreve o processo de criação como um todo, onde a transitoriedade é lei. Como dito por Nietzsche, ‘Cada instante devora o precedente, cada nascimento é a morte de incontáveis seres, gerar, viver, morrer são uma unidade’. E é aqui que reside o conceito deste novo disco”. Isso é o que diz o release oficial.

Mas, ao ouvir, o que se percebe é que, como o primeiro, é um disco bem trabalhado, meticuloso, ainda transitando pelo post-rock, com fortes apreços ao jazz moderno, à MPB e, claro, com boas doses de experimentação.

O disco demorou quase um ano entre as primeiras gravações (por Arthur Soares) no Fábrica Estúdios e a finalização no Medula, em Recife, Pernambuco. Roberto Kramer, da Team.Radio, uma das preferidas da casa, produziu, mixou e masterizou o material.

Ele também participa tocando bamdolim em “Esquizo”. Há outras participações. Uma delas, você ja conhece, graças a “Boa Sorte, Santiago”, canção divulgada no final de 2013 e que tem a graça de Isadora Melo (também em “Altro”).

Além deles, Felipe Viana toca viola de arco em “Algul Siento II” e “Es muß Sein”; Kevin Jock manda o trompete em “Boa Sorte, Santiago”; Fernando Athayde (do Yeti) vai com sua guitarra em “Areno” e “Limiar”; e o GA Barulhista oferece os samples de “Limiar”.

A capa é de Eduardo Caminha, sobre a ilustração de Fernando Moraes e Raone Ferreira (ambos de Imaginal).

A Kalouv é Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Rennar Pires (bateria), Saulo Mesquita (guitarra e violão) e Túlio Albuquerque (guitarra e violão).

Vale ver ainda os vídeos produzidos por Bruna Monteiro sobre o processo de criação de “Pluvero”, divididos em “Kalouv”, “O Álbum” e “A Arte”. Abaixo, a parte 2, “O Álbum”:

01. Areno
02. Namazu
03. Esquizo
04. Durango
05. Boa Sorte, Santiago
06. Altro
07. Algul Siento
08. Limiar
09. Algul Siento II
10. Es muß Sein

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.