SUPERVÃO – LUA DEGRADÊ EP

“Neste ano as ondas gravitacionais nos mostraram uma maneira completamente nova de olhar para o universo, algo que revoluciona a astronomia. Já a virada pós-humanista, que já acontece fortemente desde os anos 90, vê a essência humana como uma eterna transformação diante das diferentes intensidades que as máquinas nos colocam”, diz o texto de apresentação.

Se você não entendeu nada, falamos da Supervão há pouco, quando o trio gaúcho lançou o single “Vitória Pós-Humana”, que abre o primeiro EP, “Lua Degradê”, lançado oficialmente dia 26 de fevereiro de 2016, em comunhão dos selos Lezma Records e Honey Bomb Records.

São cinco músicas masterizadas por Bernard Simon Barbosa, com algumas batidas minimalistas, um pós-punk singelo (“Vitória Pós-Humana” lembra um tanto o Cabine C), um chilliwave pra acolá.

Mario Arruda, Leonardo Serafini e José Fonseca sabem que o disco é o processo de fusão de muitas referências e conceitos: “nada é puro, tudo é resultado de ligações”. Ou, numa palavra, “caosmose”, de acordo com o filósofo Félix Guattari.

Não há caos, porém. As músicas parecem ter buracos vazios, não são preenchidas, mas “conectadas”, há “rastros de conexão”, por assim dizer. Estão despidas de grandes firulas, de elementos descartáveis. Quase não se ouve guitarra, além do baixo, beats e sintetizadores (o baixo é assumido por Ricardo Giacomoni, da Chami Churris, e tem função importante no resultado final).

O que mais incomoda no disco, além desse excesso conceitual, é o vocal, um tanto deslocado em peso do resto, que é sutil e delicado (quase sempre). O vocal parece estar preso numa canção descartável pop dos anos 1980, enquanto o instrumental trafega décadas a frente. Ambos se encontram em “Degradê”, não por acaso a melhor do EP, encerrando os trabalhos. A canção tem um furor adolescente, festivo, com a guitarra preenchendo uma grande muralha que envolve o vocal, algo escrachado, lembra um tanto a Siléste, outra grande banda da qual participa Leonardo Serafini.

É um trabalho interessante. Parece ter mais conceito do que forma, mas é bem interessante. Dá pra superlativar as esperanças do que vem pela frente.

Ouça na íntegra:

1. Vitória Pós-Humana
2. Lua Em Gêmeos (clique aqui pra ver o vídeo)
3. Cadilac Olodum
4. O Imperdível Momento Da Semana
5. Degradê

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.