THE PAINS OF BEING PURE AT HEART

Sim, esse é o nome da banda.

Ela é de Nova Iorque, Esteites, e surgiu em 2007. Os integrantes são apaixonados pelo My Bloody Valentine, pelo Jesus & Mary Chain, pelo House of Love, pelos Pastels e pelo Teenage Fanclub, colocaram as guitarras para zumbir e começaram a aterrorizar os ouvidos ávidos por barulheira. Deu certo. Com as melodias bem azeitadas, um vocal doce e uma produção crua, conseguiram chamar atenção logo em seguida, com um EP de cinco músicas, gravado em outubro de 2007.

Logo estavam fazendo shows pela cidade (que é um mundo) e prontos para a estréia em estúdio. “The Pains Of Being Pure At Heart” é o nome do primeiro disco, lançado em 3 de fevereiro de 2009. São dez músicas simples, que giram em torno dos três minutos, quase sem refrões, com uma bateria quase inocente (salvo uma ou outra virada), com vocais melódicos desafinados, solos a la Velvet e uma barreira de ruídos bastante atraente.

O disco começa com a espetacular “Contender”, com as guitarras já mostrando a que vieram e um tambourine marcando no fundo. Só. As microfonias no final indicam o vem a seguir: “Come Saturday” é Jesus total, na fase “Psychocandy”. Ou seria My Bloody? Tanto faz, as referências estão todas aí. Na terceira música, você tem certeza de que já ouviu isso antes, mas que realmente adora a música.

Difícil achar a melhor, mas “Young Adult Friction”, na primeira audição, sai na frente. Isso até você se deparar com um MBV de “The Love Is Fucking Right”, uma resposta à bela canção do Field Mice “The Love Is Not Wrong”. “The Tenure Inch” pode enganar, parecendo uma baladinha pop, mas é como se os Pastels tivessem voltado no tempo e surgido apenas em 2009. Sensacional.

A única que aparentemente destoa é “A Teenager In Love”, uma canção tão anos 80 quanto os próprios anos 80. Mas é agradável, ainda assim.

O quarteto é formado por Alex (baixo), Kip (guitarra e voz), Kurt (bateria) e Peggy, a japonesinha, (teclados e voz). Todos na faixa dos 20 anos. Teriam eles já sentindo realmente a dor da inocência num mundo repleto de pessoas de caráter duvidoso? Quem tem pureza no coração relamente não parece ter lugar no mundo de hoje. Ou talvez só seja jovem e inocente demais.

Ao menos daí vemos surgir um disco maravilhoso.

Abaixo, o serviço completo e alguns regalos:

01. Contender
02. Come Saturday
03. Young Adult Friction
04. This Love Is Fucking Right
05. The Tenure Inch
06. Stay Alive
07. Everything With You
08. A Teenager In Love
09. Hey Paul
10. Gentle Sons

thepainsofbeingpureatheart-tpobpah

Abaixo, o clipe de “Everything About You” e um vídeo deles tocando “Doing All The Things That Wouldn’t Make Your Parents Proud” (do EP) ao vivo em Nottingham, UK, num beco qualquer:

Eles tocarão no SXSW, é claro, nos dias 18, 19 e 20 de março. Por enquanto, a agenda da banda ainda não está na lotação, mas não duvide, depois do festival-maratona e deste disco, tudo vai mudar.

Ouça.

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.