AO VIVO: ECHO & THE BUNNYMEN NO TOPO DA HMV 1987

No dia 6 de julho de 1987, data de lançamento do quinto disco da banda, “Echo & The Bunnymen”, Ian McCulloch e companhia pensaram numa estratégia que muita gente não compreendeu: decidiram mostrar um breve set no topo da HMV Record, no número 363 da Oxford Street, em Londres, ao lado da Bond Street, pegando de surpresa todos que saíam da estação de metrô naquela esquina. Mais pela aglomeração, numa rua já muito movimentada, do que pela visão da banda em si – algo que era bem difícil de ver da rua.

O prédio de cinco andares (contando o térreo), tem uma altura de aproximadamente vinte e cinco metros. A visão do que acontecia, ali no chão, era quase impossível. De qualquer forma, havia uma enorme sugestão do que estaria pra aconteceu: um cartaz gigante com o rosto dos quatro Beatles lembrando “vinte anos atrás” tomava quase toda a fachada do prédio… A ideia era justamente essa: imitar o famoso concerto dos Beatles no topo da The Apple Records, quase duas décadas antes. McCulloch jamais escondeu sua adoração pelo quarteto de Liverpool e talvez estivesse, naquela oportunidade, pouco se importando que alguém realmente visse a apresentação, podia ser algo apenas pra agradar a si próprio.

O grupo tocou quatro canções. Uma delas, a mais conhecida naquele momento (embora algumas canções do álbum aparecessem nos shows há pelo menos ano e meio), também era uma homenagem aos Beatles. “Twist And Shout” surgiu impiedosamente bêbada e desafinada nos ares de Londres. Lá embaixo, sem ver direito o que estava acontecendo ou quem estava tocando, as pessoas paravam pra ver as muitas câmeras que filmavam o acontecimento. Dançavam um pouco. Sorriam. Era uma tremenda quebra de rotina naquela segunda-feira de verão.

Havia muita gente no topo do prédio, além da banda. Fotógrafos, cinegrafistas, pessoal da gravadora, funcionários da loja, técnicos de som. Dessa turma toda, saíram muitas fotos, imagens e filmes, que editados resultaram em dois vídeos diferentes de “Twist And Shout”, a única que circula livremente pela Internet.

O primeiro, o oficial da HMV, é mais “raro” de se ver, pois não está listado no YouTube. É o que dá uma ideia maior da reação das pessoas. O segundo, da Rhino, tem menos cortes, filmado de um prédio em frente, dá uma visão mais ampla do evento.

Vídeo oficial da HMV:

Vídeo oficial da gravadora:

Foto que abre o artigo: Andy Phillips

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.