RESENHA: LUCY DACUS – 2019 (EP)

lucy-dacus-2019-capa

Isso tinha tudo pra dar errado no sentido de “a ideia é tão lugar-comum que…”. Mas não. Quando se trata de uma artista tão habilidosa como Lucy Dacus, o óbvio não vira tão óbvio assim. Ao contrário, surpreende.

Dacus resolveu lançar durante o ano de 2019 singles pra datas comemorativas e feriados. Algo lá sem muito sentido, e que incluía versões de músicas bem batidas. A saber: “La Vie En Rose”, a mais óbvia (e bela) das músicas entoadas por Edith Piaf começou a série no Dia dos Namorados (o gringo); depois vieram “My Mother & I” (Dia das Mães) e “Forever Half Mast” (4 de Julho, Dia da Independência), original da moça, “Dancing In The Dark”, do chefão Bruce Springsteen (Dia dos Pais), “In The Air Tonight”, obra de maior sucesso de Phil Collins (pro Dia das Bruxas), a batidaça “Last Christmas” (pro Natal), e, por fim, “Fool’s Gold”, clássica de Ano-Novo.

O caso é que Dacus parece ter tirado todo o peso da auto-cobrança ou desafio com o bem-sucedido (em vendas e críticas) “Historian”, de 2018, e resolveu brincar – “brincar” é o verbo certo, pra quem ainda tem apenas 24 anos (ela nasceu em 1995). Transformou canções lugar-comum como “La Vie En Rose” em algo deliciosamente moderno e balançante. A versão pro sucesso de Phil Collins é também igualmente atualizada. E “Last Christmas”, música do Wham! que virou trilha pra lojas de departamento Esteites afora, ganhou uma pegada mais “sessão da tarde” (ou acelerada, ou adolescente, ou inconsequente, como quiser).

Ela não destrói as originais e nem se preocupa com reverências. Tanto que “My Mother & I”, de própria autoria, é uma das peças mais bonitas do disco, como se aqui, veja, ela se “levasse a sério”. A única escorregada é “Forever Half Mast”, colocando em perspectiva com as companheiras de obra.

“2019” é daqueles disquinhos despretensiosos que se superam justamente por terem cara, jeito e cheiro de armação mercadológica. Não é. Tá bem longe disso. O EP é mais uma amostra do talento dessa jovem que só faz concessões ao próprio coração e à vontade de tocar a música que ama.

1. Fool’s Gold
2. La Vie En Rose (Edith Piaf cover)
3. My Mother & I
4. Forever Half Mast
5. Dancing In The Dark (Bruce Springsteen cover)
6. In The Air Tonight (Phil Collins cover)
7. Last Christmas (Wham! cover)

NOTA: 8,5
Lançamento: 8 de novembro de 2019
Duração: 26 minutos e 18 segundos
Selo: Matador Records
Produção: Collin Pastore, Lucy Dacus e Jacob Blizard

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.