10000 RUSSOS – KOMPROMAT

10000-russos

Sem dó. Os portugueses do 10.000 Russos começam sem dó o terceiro disco, “Kompromat”, lançado pelo sempre esperto selo Fuzz Club, nesse dia 8 de novembro de 2019. “It Grows Under” é puro Espaço Retrô no volume mais alto, com as batidas mais hipnóticas e as guitarras e baixos mais distorcidos. Ficar parado definitivamente não é uma opção. Nem sóbrio ou são.

As cinco músicas de “Kompromat”, que de acordo com o informe oficial à imprensa quer dizer “material comprometido”, termo que remete aos primórdios da KGB, são mais dançantes e irresistíveis que as dos dois discos anteriores, o discaço homônimo de estreia, e 2015 (ouça aqui); e “Distress Distress”, mais sinistro, lançado em 2017 (ouça aqui). O 10.000 Russos segue bebendo na fonte do krautrock, mas acrescentou a sujeira do Suicide e o sombrio gótico oitentista pras pistas.

É um álbum pra ouvir de cabo a rabo, sem a tecla randômica estar ativa. Uma faixa se gruda à outra, como se contasse uma história que se repete inúmeras vezes, hipnotizando as gerações a ponto delas cometerem os mesmos erros e desprezar o aprendizado. A repetição compromete o efeito surpresa, mesmo assim, a humanidade está propensa a ceitar tudo de novo.

Se estamos todos comprometidos, ao menos os portugueses aqui nos mostram com excelência como encarar tudo de uma maneira mais eficaz. Guitarras, distorções, batidas e lisergia nunca são demais.

Ouça repetidas vezes!

1. It Grows Under
2. Runnin’ Escapin’
3. The People
4. Quite A Charade
5. The Wheel

10000-russos-capa-kompromat

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.