10.000 RUSSOS – DISTRESS DISTRESS

“10.000 Russos”, o primeiro disco do trio português, foi lançado em 2015 e foi um baita impacto pros ouvidos atentos às guitarras cíclicas do melhor kraut (leia e ouça aqui – e acabou sendo um dos melhores do ano aqui pro Floga-se).

Em 7 de abril de 2017, pelas mãos da mesma Fuzz Club Records que lançou o primeiro, os portugueses chegam ao segundo petardo, “Distress Distress”: seis canções que seguem a mesma avalanche hipnótica mostrada na estreia, mas com força ainda maior.

O primeiro single é a cavernosa “Tutilitarian”, que ganha um vídeo dirigido pelo baixista André Couto:

Ouça o trabalho na íntegra:

O 10.000 Russos (que já foi protagonista da coluna “OS Discos Da Vida”, leia aqui) é formado por João Pimenta (bateria e vocal), Pedro Pestana (guitarra) e André Couto (baixo).

Os três eletrificam e entopem as trevas com alucinógenos em suas canções circulares. É um post-punk-kraut quase industrial, com vocais saindo das profundezas, como se a meia-noite despertasse toda a adrenalina em notas da citada “Tutilitarian” e em “Europa Kaput”. Há quem chame a música do trio de voodoo noise – não é, por certo, um chiste a se desprezar.

“ISM” é uma “krautbalada” que talvez fosse criada pelo Kraftwerk se o Kraftwerk resolvesse empunhar guitarras e esmagar pedais, ao invés de apertar botões. Enquanto “Radio 1” se apresenta como um quadro de suspense absoluto, um algo sempre à espreita na escuridão.

O trabalho se encerra com “Distress” e suas distorções quase orquestradas. Alguém poderá pensar num Bauhaus na melhor forma e não será sem razão: o 10.000 Russos não faz feio numa das melhores introduções da sua carreira.

À última nota do álbum, cabe um superlativo pouco recorrente nas páginas deste site: que baita banda é essa! Nenhuma exclamação é suficiente pra expressar o espanto da primeira audição do disco (assim que for lançado, coloco o player pra ser ouvido na íntegra), e se “Distress Distress” se mantiver assim nas demais audições, como aconteceu com o disco de estreia, a lista de melhores de 2017 é esse e mais tantos.

1. Germinal
2. Tutilitarian
3. Europa Kaput
4. ISM
5. Radio 1 (clique aqui pra ver o vídeo)
6. Distress

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.