NOISE WAVES #4: THE NOVA SAINTS – NEWFOUNDLAND

Alan Mcgee soa familiar pra você? Bom, Alan Mcgee simplesmente foi o cara que idealizou a Creation Records, umas das principais gravadores independentes de todos os tempos, responsável por lançar Jesus & Mary Chain, My Bloody Valentine, Primal Scream, Oasis etc. etc. etc… A lista é interminável, além de sua própria banda o Biff Bang Pow!.

Não contente depois do término da Creation, fundou outra gravadora, a Poptones. O ponto aqui é a atitude punk clássica do “do it yourself“, arregaçar as mangas e criar algo no qual ele realmente acreditava, numa época onde a música estava infestada por canastrões para todos os lados.

A introdução acima faz referência à mesma postura que tem Scott Causer, mas nos dias atuais. Causer é o homem por trás da Northern Star Records. Assim como Alan Mcgee, é outro agitador por natureza e possui suas bandas, a The Electric Mainline e a Perfect Blue.

O cast da Northern Star é primoroso: The Lost Rivers, Youngteam etc. etc. etc., além de quatro volumes da conceituada “Psychedelica” e mais volumes da “Revolution In Sound”, onde Scott compila bandas dos quatro cantos do mundo, desde The Black Angels, passando por A Place To Bury Strangers até desconhecidíssimas bandas como Secret Colours e Punk TV.

Conheci Scott há uns três anos, através da Net e descobrimos nosso vínculo: o mesmo gosto pra música, e a partir daí viramos camaradas.

A primeira entrevista que fiz no TBTCI foi com ele, falando sobre a gravadora, suas bandas, os motivos que o levaram a criar a Northern Star e as bandas do cast da gravadora.

E é aqui que eu realmente queria chegar. Na entrevista, ele me disse: “Renato, preste atenção ao The Nova Saints, eles estão em estúdio compondo o álbum que será lançado mais pra frente; ouça o EP e os entreviste, eles lançarão algo realmente grandioso”. Sábias palavras.

Hoje posso realmente entender o que ele quis me dizer naquele momento. Logicamente que entrevistei o The Nova Saints e ouvi muito o EP (“The Draft”, de 2007). Aliás, não somente eu, mas todos os iniciados que acompanham o underground, além de ilustres figuras como Clint Bloom, ex teclados do Inspiral Carpets, e o Sr. Nick McCabe (conhece? É isso aí: guitarrista do Verve). E sabe o que ele faz no The Nova Saints? Participação especial, simplesmente porque, segundo McCabe, o Nova Saints é a melhor banda da atualidade. Acha pouco?

Pegue o recém-lançado “Nwefoundland” e escute. Tanto faz se você vai escutar com olhares críticos ou desatentamente, o fato é: o que se faz necessário pra criar hits instantâneos? Rifes grudentos, carisma, postura rocker e sorte, certo? Sim e não, mas tanto faz, o Nova Saints, em seu debute, dá a seguinte impressão: os garotos cresceram trancafiados ouvindo o cast da Creation – isso, aquela lá do Alan Mcgee – além de muito Verve e, pra dar aquela apimentada, o “Aftermath”, dos Stones.

Veja o clipe de “Sugar Coated”:

E quando saíram pro mundo, criaram simplesmente um dos álbuns do ano, daqueles álbuns que podem facilmente virar um de seus álbuns prediletos, tamanho o poderio pegajoso das canções. Hits instantâneos há às pencas nesse “Newfoundland”: “Sugar Coated”, “The Draft”, “I Wouldn’t”, “Slow Down”, “Indian Summer”… Se deixar, o álbum inteiro vira hit.

Psicodelia, shoegaze, 60’s, mod, bristish invasion, tudo do bom e do melhor dentro do deste maravilhoso “Newfoundland”. Veja bem, seja obediente e faça como eu, escute as sábias palavras de Scott Causer e caia de cabeça no The Nova Saints.

Ouça “Indian Summer”:

Ouça “I Wouldn’t”:

01. Sugar Coated
02. High Roller
03. Take It Or Leave It
04. Whirlpool
05. Slow Down
06. The Draft
07. What Does It Feel Like?
08. Indian Summer
09. Lights
10. I Wouldn’t
11. Ten Year Silence
12. The Last Song

The Nova Saints é:
Steve Waterhouse – vocais e guitarras
Dom Gallagher – guitarras e samplers
John Banks – baixo, guitarra e vocais
Matt Goddard – melotrom, piano, órgão
Tom Chillcott – bateria

Álbum – Newfoundland
Lançamento – 31 de outubro de 2011
Gravadora – Nothern Star Records
Tempo total – 53 minutos e 15 segundos
Contato – Facebook

Renato Malizia é editor do blogue The Blog That Celebrates Itself. Ele já entrevistou a banda: dá uma lida aqui.

Leia mais:

Comentários

comentários

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.