NOVO ECHO & THE BUNNYMEN – THE FOUNTAIN

Ian McCulloch e seus coelhos estão de volta, depois do esquecível “Siberia”, de 2005. É o décimo primeiro disco de estúdio da banda de Liverpool. E não precisava.

O disco saiu há uma semana, dia 12 de outubro, e eu ouvi o máximo que deu, pra não parecer que sou chato. Os fãs vão gostar, é Echo & The Bunnymen puro, como a cada disco que lançam (lançavam) o Rolling Stones são Rolling Stones puro e simples: a mesma sonoridade, as mesmas intenções.

Ora, era bom antes, é ruim agora? Não ruim, só fora de propósito. Este disco é, nas palavras de McCulloch, “o melhor da banda desde ‘Ocean Rain'”, que é espetacular. Não é uma verdade, o disco é assim-assim, mais ou menos, e “Ocean Rain” é (veja, o verbo está no presente) maravilhoso.

O que faz de “The Fountain” tão mais ou menos não é a repetição da fórmula, afinal a banda não precisa se reinventar a todo momento, principalmente depois de tanto tempo de estrada e de ter definido claramente o seu som. O Echo & The Bunnymen é tão referência, inspirou tanta gente, que seus quatro últimos discos,  “Siberia”, de 2005; “Flowers”, de 2001; “What Are You Going To Do With Your Life?”, de 1999; e”Evergreen”, de 1997; parecem de uma banda que se inspira no Echo, faz um tributo ao Echo, mas faz músicas abaixo da qualidade do Echo. “The Fountain” só aumenta essa lista.

Os fãs vão me apedrejar. E podem fazer isso, que se dane. Eles têm razão. Gosto é gosto e até gosto de, por exemplo, “The Idolness Of God”, uma bela canção, e da divertida “Drivetime”. Mas a banda parece como se a Brigite Bardot resolvesse colocar um biquíni minúsculo hoje em dia e ir à praia. Ora, é a Brigite Bardot, mas ninguém vai ter coragem de ver nas condições atuais, tá certo?

Segue o serviço aí e, abaixo, algumas cancionetas pra ouvir:

01. Think I Need It Too
02. Forgotten Fields
03. Do You Know Who I Am?
04. Shroud of Turin
05. Life of a Thousand Crimesha
06. The Fountain
07. Everlasting Neverendless
08. Proxy
09. Drivetime
10. The Idolness of Gods

Ouça aqui “The Idolness Of God”:

Que tal agora “Drivetime”?

E veja o clipe não-oficial de “The Fountain”, feito com colagens do filmão-cabeça de Daren Aronofsky, com Hugh Jackman e Rachel Weisz (“A Fonte da Vida”, em português):

Leia mais:

Comentários

comentários

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.