VIAGENS ORIENTAIS #4: KAWABATA MAKOTO’S MAINLINER – REVELATION SPACE (2013)

O projeto de free-noise-rock Mainliner está de volta depois de doze anos em hiato. Uma das dezenas de bandas da lenda do rock psicodélico japonês Kawabata Makoto surge do nada com seu nono disco de estúdio, mais uma violência sonora contra fones de ouvido em uma nova/velha formação. Pra tristeza dos tímpanos e alegria do cérebro… “Revelation Space”.

O trio Mainliner está de volta com os membros clássicos Kawabata Makoto na guitarra e Shimura Koji na bateria e com uma novidade no baixo e nos vocais, Kawabe Taigen, que tem a grande responsabilidade de substituir Asahito Nanjo, membro de bandas clássicas como High Rise e Kousokuya.

A fórmula que criou essa aura mísitca sobre a banda nos anos 90 continua a mesma em “Revelation Space”, um rock “livre” e cru que serve de pano de fundo pras longas e psicodélicas viagens de Kawabata Makoto com sua guitarra. O que difere o trabalho no Mainliner, e talvez por isso ele exista, de seus projetos no Acid Mothers Temple é essa tamanha agressividade, deixando de lado o foco nas texturas e melodias pra beirar o harsh noise em alguns momentos, criando paredes impenetráveis de som.

Outra característica comum nos discos do Mainliner também é encontrada aqui: a variação entre longas jams e faixas curtas e diretas. Em “Revelation Space” temos duas músicas desse segundo tipo, “Taitan” e “D.D.D.”, que servem como um alívio entre as outras três longas faixas que completam o disco.

Enquanto “Taitan” ainda é uma típica música do Mailiner, com seu ritmo e forma quebrada, “D.D.D.” já é o mais próximo de punk que a banda já chegou em muito tempo, um número curto e avassalador, onde o novato Kawabe Taigen mostra a que veio, com seus “uivos”, como o próprio Kawabata Makoto descreve.

A faixa-título e “The Disposessed” são as jams intermediárias do disco, variando entre nove e onze minutos de duração, alternando fases extremamente barulhentas e passagens onde apenas reverberações e microfonias tomam conta. Mas o grande destaque do disco é a última música, “New Sun” e seus mais de vinte minutos de barulho, onde está a melhor performance individual de cada membro da banda e também sua melhor performance como banda.

Kawabata Makoto talvez precisasse do Mainliner; assim como esse revival das lendárias bandas de noise rock japonês precisava do retorno do Mainliner – lembrando que o Fushitsusha lançou dois bons discos em 2012, além de prometer um pra esse ano. Uma alternativa pros fãs de Acid Mothers Temple, que buscam Kawabata Makoto de maneira mais crua e rock, e uma alternativa pros fãs de noise rock que buscam algo mais agressivo sem se tornar enfadonho.

Ouça a faixa-título:

1. Revelation Space (11:31)
2. Taitan (5:27)
3. D.D.D. (2:05)
4. The Dispossessed (9:28 faixa exclusiva pro cassete e pro CD)
5. New Sun (20:29)

Kawabata Makoto – guitarra (e autor de todas as músicas)
Kawabe Taigen – baixo e voz (e autor de todas as letras)
Shimura Koji – bateria

Gravado no estúdio Acid Mothers Temple em 20 de dezembro de 2011
Lançamento – 13 de maio de 2013
Selo – Riot Season
Produção – Kawabata Makoto
Capa – Andy Smith

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